ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Há 1 mês prefeitura aguarda autorização da Justiça para combate à dengue

Ângela Kempfer | 26/02/2019 08:18
Prefeito Marquinhos Trad reuniu a imprensa ontem para falar de epidemia de dengue.
Prefeito Marquinhos Trad reuniu a imprensa ontem para falar de epidemia de dengue.

Desde janeiro, a Prefeitura aguarda alvará da Justiça para que os agentes de saúde entrem em imóveis fechados para ação de combate à dengue. Apesar de parecer favorável do Ministério Público Estadual, o município reclama que o processo ainda está parado, o que prejudica a operação.

Historicamente, esse é um problema na cidade que potencializa a procriação do Aedes Aegypti, porque casas abandonadas costumam ter muitos pontos de água acumulada. Hoje, que 90% dos focos do mosquito Aedes aegypti são encontrados dentro das residências.

Enquanto a decisão judicial não vem, a Secretaria Meio-Ambiente garante que intensificou a fiscalização e vistoria de terrenos baldios. Segundo o secretário Luiz Eduardo da Costa, neste ano já são acumuladas 625 notificações de terrenos para vistorias.

Este ano, por conta da reintrodução do vírus tipo 2, a epidemia já é uma realidade em Campo Grande, apesar dos números oficiais ainda não atingirem a quantidade de casos que configura epidemia. 

O número de notificações registrados em 2019 ainda é menor que o observado no mesmo período de 2016. São 5.7 mil contra 19 mil de 3 anos atrás. Mas a prefeitura já pensa em decreto de estado de emergência para que ações  sejam autorizadas, como compra de medicamentos e insumos sem a necessidade de licitação.

Nos siga no Google Notícias