ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Capital

HU faz cirurgia inédita em MS para retirar tumor que ia do rim ao coração

Nyelder Rodrigues | 26/10/2017 22:22

Durou cerca de 10 horas a cirurgia inédita realizada pela equipe do HU (Hospital Universitário) de Campo Grande para a retirada de um tumor renal de um paciente de 35 anos. Para isso, foi necessário mobilizar várias pessoas em uma equipe multidisciplinar, devido a altíssima complexidade.

O procedimento onco-urológica, inédita em Mato Grosso do Sul, contou com urologistas, cirurgiões cardiovasculares, anestesiologistas, perfusionistas e cardiologistas, além de enfermeiros.

O tumor maligno do paciente, a princípio considerado inoperável, extrapolava os limites do rim direito, invadia a veia cava inferior retro-hepática - maior veia do corpo humano - e atingia ao átrio direito, no interior do coração.

A data da cirurgia não foi informada pela assessoria do hospital, mas o paciente recebeu alta neste mês, segundo consta, em ótimas condições gerais e sem quaisquer sequelas neurológicas ou sistêmicas no 10º dia de pós-operatório, inclusive, caminhando pelos corredores do hospital sem auxílio direto.

O caso do paciente era muito grave e sua expectativa de vida, caso não fosse operado, era muito baixa, entre 3 a 6 meses. Após a operação, esta expectativa e a qualidade vida do paciente aumentou bastante.

O cirurgião Mário Augusto Freitas, professor da Faculdade de Medicina da UFMS e atual chefe da Unidade do Sistema Cardiovascular, que integrou a equipe multidisciplinar explica que, devido à altíssima complexidade desta modalidade de cirurgia, é necessário uma grande logística e integração multi e transdiciplinar.

"Para esta cirurgia ocorrer é necessário uma estrutura bastante complexa para sustentar uma hipotermia profunda no intra-operatório bem como um excelente suporte intensivo de pós-operatório, os quais devem oferecer meios para que se recuperem as condições funcionais dos diversos sistemas orgânicos do paciente", comenta o médico.

Nos siga no Google Notícias