ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Inédito em MS, seminário discute patrimônio ferroviário nesta quinta e sexta

Atividades começam às 8h, com apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal

Guilherme Henri | 27/09/2017 21:15
Folder com a programação completa do evento (Foto: Divulgação)
Folder com a programação completa do evento (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez, Campo Grande recebe nesta quinta e sexta-feira (28 e 29) um seminário que irá discutir o patrimônio ferroviário do Estado. O evento intitulado '1º Seminário Nacional de Memória e Preservação do Patrimônio Ferroviário em Mato Grosso do Sul' é promovido pela Superintendência do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e será realizado na esplanada ferroviária.

O Seminário traz especialistas para discutir o assunto, entre eles pesquisadores que utilizaram a história do patrimônio ferroviário como objeto de estudo em programas de pós-graduação. É o caso do arquiteto João Henrique dos Santos, que estuda o assunto no mestrado da UFBA (Universidade Federal da Bahia).

O arquiteto conduz a palestra 'De cicatriz histórica à referência cultural: o reuso do patrimônio ferroviário'. As palestras e atividades ocorrem durante o dia todo na quinta (28) e sexta-feira (29), e devem abranger, também, aspectos técnicos de projetos sobre a preservação do patrimônio da antiga NOB (Noroeste do Brasil).

Debate - A preservação do patrimônio ferroviário é um dos assuntos que ganham corpo junto à administração de Campo Grande, que conduz o processo de revisão do Plano Diretor da cidade, já na reta final. Este ano, a novidade deve vir por meio da inclusão da lei municipal 161, que instituiu o projeto de revitalização da região central de Campo Grande.

O 'reviva centro', como é conhecido, é financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e deve contemplar, entre outros locais caros à ferrovia, a área da antiga rontunda.

Serviço - A esplanada ferroviária fica na Avenida Calógeras, 5045. As atividades começam às 8h, com apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal.

Nos siga no Google Notícias