ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Juiz quer opinião do MPE antes de decidir sobre fechamento do lixão

Município pediu ontem a suspensão da decisão de fechar por 30 dias

Mayara Bueno e Antonio Marques | 01/03/2016 08:57
Lixão amanheceu na segunda-feira (29) com polícia para cumprir ordem judicial. (Foto: Marcos Ermínio)
Lixão amanheceu na segunda-feira (29) com polícia para cumprir ordem judicial. (Foto: Marcos Ermínio)

O juiz Marcelo Ivo, responsável pela decisão que determinou o fechamento do acesso ao lixão, pediu parecer do MPE-MS (Ministério Público Estadual), antes de julga o pedido do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). Na segunda-feira (29), Bernal pediu à Justiça a suspensão por 30 dias da decisão, para elaboração de um plano de ação.

Ainda na segunda, o juiz pediu que o Ministério Público, em 24 horas, se manifeste sobre o pedido do município. A proibição do acesso dos catadores tem validade desde domingo (28), sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

No entanto, a Procuradoria-Geral do Município argumentou ao juiz que recebeu inúmeros pedidos para adiar o fechamento devido a prejuízos financeiros.

Nesta terça-feira (1º), o prefeito comentou a respeito da situação dos catadores e disse que o prazo de 30 dias, caso aceito, será suficiente para resolver a situação deles, encaminhando-os para o trabalho formal. “É possível neste período resolver. Para que a gente possa oferecer oportunidade no mercado de trabalho formal”.

Histórico - Fechado no fim de 2012, após 28 anos em operação, o lixão foi reaberto por força de decisão judicial em janeiro de 2013. O pedido partiu da Defensoria Pública, que alegou que as pessoas ficaram sem fonte de renda. Com a reabertura, foi definida uma área de transição, com descarte dos resíduos ante de ser encaminhado ao aterro.

A liminar, que permitia o acesso ao aterro sanitário Dom Antônio Barbosa, foi deferida pelo tempo que durasse o atraso na construção da UTR (Usina de Triagem de Resíduos).

Nos siga no Google Notícias