ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Justiça interdita centro terapêutico denunciado por explorar dependentes

“É inconcebível permitir que a situação precária dos internados se estenda por mais tempo”, afirma desembargador

Aline dos Santos e Ana Oshiro | 05/02/2021 09:17
O Tribunal de Justiça ordenou a interdição do Centro Terapêutico Resgatando e Conquistando Vidas. (Foto: Arquivo)
O Tribunal de Justiça ordenou a interdição do Centro Terapêutico Resgatando e Conquistando Vidas. (Foto: Arquivo)

A Justiça ordenou  a interdição do Centro Terapêutico Resgatando e Conquistando Vidas, localizado no Jardim Veraneio. O local foi denunciado por não ter estrutura adequada e por coagir os internos a trabalharem para dar dinheiro à clínica.

De acordo com o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), a comunidade terapêutica fica impedida de receber novos pacientes para tratamento e a prefeitura de Campo Grande deve fazer a remoção das pessoas acolhidas para instituições de saúde com recursos adequados às necessidades especiais e peculiares de cada um dos internos.   A depender do caso, deve ser promovido o retorno do dependente para o convívio familiar.

“É inconcebível permitir que a situação precária dos internados se estenda por mais tempo, como dito alhures ela vem se arrastando por mais de 4 anos, com a omissão da prefeitura municipal que ao invés de interditar o estabelecimento concede prazos intermináveis ao responsável para a adequação das irregularidades, que ao meu ver nunca ocorrerá”, afirma o desembargador Marcelo Câmara Rasslan.

Ele é o relator do processo e teve o voto acompanhado, por unanimidade, pelos magistrados da 1ª Câmara Cível. O julgamento aconteceu na última terça-feira (dia 2).

Segundo a decisão, diversas inspeções desde 2016 revelaram que o Centro Terapêutico Resgatando e Conquistando Vidas não tem licença sanitária e opera de forma irregular, desobedecendo normas de saúde e segurança.

“Não bastasse a constatação de tais irregularidades, também há nos autos indícios de que houve violência à integridade física e psíquica dos residentes”, afirma Rasslan.  A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 10 mil.

Mão de obra explorada – Em abril de 2019, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) recebeu denúncia de que os internos são coagidos a trabalhar. Seria obrigatório repasse de 30% do valor ganho com o trabalho para o presidente da comunidade, no caso o pastor Joelson Xavier Gomes.

Segundo o denunciante, a comunidade acolhe 80 pessoas. Do total, 60 saíam para trabalhar. A pessoa relata que um interno perdeu a perna em acidente de trabalho e que a maioria dos pacientes não tem documentos.

“Expôs, ainda, que durante três semanas, os acolhidos repassam o salário total da semana para a aquisição de um veículo para a comunidade”.

Fotografia do centro terapêutico em Campo Grande anexada ao processo pela defesa. (Foto: Reprodução)
Fotografia do centro terapêutico em Campo Grande anexada ao processo pela defesa. (Foto: Reprodução)

Defesa – No processo, a defesa do centro terapêutico informa que tem feito melhorias de acordo com as possibilidades financeiras e reduziu o número de atendidos de 60 para 35. O documento detalha que são sete alojamentos com banheiros, cozinha, refeitório, campo de futebol, quadra de areia, sala de TV, academia artesanal, dois banheiros sociais e dois veículos para assistência.

De acordo com a PGM (Procuradoria-Geral do Município), não se pode atribuir ao poder público a responsabilidade pela remoção de 56  internos, que se encaminharam o  Centro Terapêutico Resgatando e Conquistando Vidas, de livre e espontânea vontade. Nesta sexta-feira (dia 5), a reportagem questionou a prefeitura sobre a remoção, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

O Campo Grande News foi até ao local, mas não obteve autorização para entrar. Tinha colchões na cerca e som de louvor.

“É uma pena” – O pastor Joelson Xavier Gomes afirma que é feito trabalho de acolhimento de pacientes encaminhados por familiares e prefeitura. “O Ministério Público não tem onde colocar essas pessoas. É uma pena”. Atualmente, são 30 pacientes atendidos.

Líder do Ministério Evangélico Conquista, localizado no Jardim Noroeste,  o pastor afirma que ninguém é obrigado a trabalhar, mas há essa possibilidade de reinserção social por meio de parceria com empresa de construção civil.

“A empresa repassa para a gente, fazemos o pagamento e retiramos um percentual. Mas é somente para a manutenção da instituição. O Ministério Público entra com essa ação com base em denúncia anônima. Mas não conhece o trabalho a fundo”, afirma.

O Campo Grande News foi até ao local, mas não obteve autorização para entrar. (Foto: Ana Oshiro)
O Campo Grande News foi até ao local, mas não obteve autorização para entrar. (Foto: Ana Oshiro)


Nos siga no Google Notícias