ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Lar das crianças com Aids faz campanha para comprar ônibus e ampliar serviços

Paula Vitorino | 12/12/2012 13:59
Um dos serviços oferecidos pelo Lar é a aula de informática. (Foto: Arquivo)
Um dos serviços oferecidos pelo Lar é a aula de informática. (Foto: Arquivo)

Para ampliar os atendimentos e melhorar os serviços já oferecidos, a Afrangel (Associação Franciscanas Angelinas) – Lar das Crianças com HIV/Aids está realizando a campanha “Conduzindo Vidas” para comprar um ônibus.

Há 16 anos promovendo a qualidade de vida de crianças e adolescentes com Aids, o desafio para 2013 é assistir crianças até 12 anos que não sejam soropositivo, mas convivam com algum familiar que é portador do HIV.

Mas para cumprir mais essa etapa a instituição precisa de um ônibus, com capacidade dobrada, para acomodar as crianças durante o transporte de ida e volta da escola, suas residências e outras atividades.

“A gente espera conseguir dar de presente de Natal para as crianças um ônibus com espaço para todos”, diz a irmã Madalena, responsável pela instituição.

Como esse é o presente de Natal esperado pela instituição, a campanha natalina “Conduzindo Vidas” espera conseguir por meio de doações o valor para comprar o ônibus de 40 lugares, avaliado em R$ 316 mil.

A Vam que hoje faz o transporte das crianças tem capacidade para 19 lugares. No entanto, o Lar das crianças já atende 33 crianças até 12 anos e a expectativa é chegar aos 40 no próximo ano.

“Decidimos atender também o vivendo e convivendo com Ais porque já passaram muitos bebês por aqui filhos de soropositivo, mas que por não possuírem o vírus precisaram ir embora. Muitos são irmãos de crianças assistidas aqui e sabemos da dificuldade que passam em casa e para ter os atendimentos necessários por conta do HIV”, explica.

A irmã diz que, para acomodar devidamente todas as crianças, é necessário fazer duas viagens, o que encarece o transporte. “Estamos gastando o dobro de gasolina”, diz.

Como desde o início do ano o foco da instituição é voltado para as crianças, a preocupação com o transporte é ainda maior, já que os menores precisam ser acomodados nos dispositivos adequados de segurança de trânsito.

Atual veículo não tem capacidade para todas as crianças. (Foto: Paula Vitorino)
Atual veículo não tem capacidade para todas as crianças. (Foto: Paula Vitorino)

Trabalho – O Lar das crianças com Aids, como é popularmente conhecido, oferece assistência às crianças soropositivo com serviços de reforço escolar, dentista, psicóloga, educação física, recreação, alimentação nutricional, informática, acompanhamento médico e social.

Para promover o convívio familiar, as crianças são pegas em casa no início da manhã e retornam para suas casas no fim da tarde.

Além disso, o Lar atende todo mês 115 famílias com a entrega de cestas básicas e realização de palestras de formação ligadas a diversos temas.

Todo serviço é prestado de forma gratuita e com foco nas famílias de baixa renda. A instituição sobrevive de doações, seja por meio de produtos ou em dinheiro. O Lar também está aberto para trabalhos voluntários e visitas.

Doação - Uma conta corrente só para a campanha, em nome da Afrangel, foi criada especialmente para receber as doações: Agência BB - 2959-9 / cc – 221953.

As pessoas que quiserem contribuir com o Lar também podem fazer sua doação pessoalmente e aproveitar para conhecer a instituição.

Mais informações pelo telefone 3365-0590, site: www.afrangel.org.br ou na página do Facebook: Amigos da Afrangel.

Nos siga no Google Notícias