A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

02/04/2011 10:26

Lutador é denunciado por homicídio doloso, duplamente qualificado, e racismo

Angela Kempfer
Estudante, ao sair de delegacia no dia 23 de março. Estudante, ao sair de delegacia no dia 23 de março.

No fim da tarde de ontem, o MPE (Ministério Publico Estadual) apresentou denuncia contra o lutador de jiu-jitsu, Christiano Luna, de 23 anos, por homicídio doloso, duplamente qualificado.

A promotoria também pede que o advogado responda, no mesmo processo, pelo crime de injúria. Segundo inquérito policial, Christiano usou palavras racistas contra garçon negro, durante confusão que provocou a morte do segurança Jefferson Bruno Escobar, na madrugada do dia 19 de março.

O promotor Douglas Oldegardo Cavalheiro considerou como qualificadores motivo torpe e o fato do advogado ter dificultado a defesa da vítima.

Agora caberá ao juiz da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande decidir se acata ou não a denúncia dos MPE nesses termos.

O promotor diz que não tem dúvidas sobre a responsabilidade de Christiano na morte do segurança. Apesar da defesa sustentar que o rapaz havia bebido muito e não tinha condições de dar um golpe fatal contra Jefferson, o MPE avalia que a realidade foi outra.

“Ele discutiu com muita gente antes de matar. Teve tempo de sobra para pensar no que estava fazendo. Ele sabia exatamente o que estava fazendo”, diz Douglas Oldegardo.

Preso - Ontem, a Justiça negou mais um pedido de habeas corpus apresentado pela defesa do lutador.

Ele está preso desde o dia da morte, ocorrida em um bar na avenida Afonso Pena , em Campo Grande.

A liminar em habeas corpus foi negada pelo desembargador Manoel Mendes Carli. A 2ª Turma Criminal do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) ainda avaliará o mérito do pedido.

Foi o segundo pedido de liberdade feito pela defesa de Christiano. O primeiro foi negado pelo juiz da 3ª Vara Criminal, Ivo Salgado da Rocha, dois dias após ele ser preso em flagrante.

De início, Christiano Luna foi autuado por lesão corporal seguida de morte, no entanto, no decorrer das investigações a Polícia Civil verificou que ele teve intenção de matar e o indiciou por homicídio doloso.

Segundo as investigações, imagens do circuito interno do bar mostram que Christiano agrediu Jefferson mesmo após este o ter alertado que estava passando mal. Além disso, uma testemunha ouviu quando o acusado disse que não se importava com o trabalhador.

Em depoimento à Polícia Civil Christiano chorou e disse que não teve intenção de matar o segurança.



MAIS UM QUE VAI CUMPRIR A PENA EM LIBERDADE,QUEM VIVER VERÁ!!!!!
 
Pedro Antonio Rodrigues em 03/04/2011 12:58:14
Acho até que o Zezinho (Zé Roberto) que opinou aí abaixo, tem razão. Não dá pra dizer que SÓ o fato de o cara ser lutador (praticante) de Jiu-Jitsu tenha levado ele a matar o segurança. Mas, o fato de o rapaz ser lutador, provavelmente (eu não tenho dúvida) contribuiu e muito para que o golpe, que poderia ser apenas um 'chute de bailarina' ou de 'qualquer outra pessoa', fosse fatal, porque desferido por uma pessoa acostumada a lutar, treinado. E, até onde sei, o Jiu-Jitsu, desenvolve a força do praticante como um todo.

Até aqui a Justiça vem acertando em NÃO conceder HC para esse cidadão. A probabilidade de ele voltar a atacar alguém na rua ou em algum barzinho ou festa é grande. Melhor que fique recolhido, longe do convívio social, pois o que ele fez e vinha fazendo (existem outras vítimas que por sorte não morreram tbém) é algo animalesco, com todo respeito aos animais.
 
Arthur Donavann em 03/04/2011 11:01:37
Excelentíssimo Senhor Juiz, espero que o Sr. acate a decisão do MPE. Provas testemunhais e até video não faltam. Esse 'boy' assassino, marginal conhecedor de causa, merece refletir durante algumas décadas na cadeia. A população conclama a justiça. Tirem uma foto desse bandido na cadeia e coloquem em um outdoor, grande e luminoso, na Afonso Bena. Assim, outros 'boys' irão observar o "mestre" e refletir profundamente antes de fazer alguma m...
 
Bruno Aguiar em 03/04/2011 07:37:23
o cara nao deu nenhum golpe de jiu-jitsu mas pelas imagens percebi 4 seguranças totalmente despreparados,fora de formas tentando tirar um cara embriagado pra fora e....acho q esse tipow de trabalho deveria ocorrer um curso´para q exista seguranca no minimo com defesa pessoal pra fazer a segurança de quem esta para divertir e quem quer badernar!!!foi uma fatalidade....
 
taedes mendonça junior em 03/04/2011 01:12:14
Com certeza vai acontecer a mesma coisa que aconteceu com os rapazes que mataram a prostituta (Claudineia): NADA!
 
Keila Camargo em 02/04/2011 12:16:35
Fazer justiça é uma coisa! manchar uma filosofia de vida, prática esportiva é outra!!!!!o jovem em questão não é lutador, é praticante de jiu-jitsu, estão tendo uma visão distorcida da arte marcial em questão. Muita bobagem foi dita até agora a respeito do caso; chutes não são golpes de jiu-jitsu, qualquer pessoa poderia dar aqueles chutes, poderia ser um bailarino, pedreiro, advogado, mauricinho ou patricinha..........ou seja qualquer um mesmo!. O jiu-jitsu está sendo usado, neste caso, como ferramenta de acusação; não é porque o cara prática arte marcial que ele é pré-disposto a brigar, faz parte da índole moral da pessoa provocar outra; isso não é moldado na academia, pelo contrário, o jiu-jitsu desenvolve a união, sociabilidade e amizade.Julquem o rapaz não o JIU-JITSU.
 
zé roberto(zezinho) em 02/04/2011 12:09:08
Tem que pagar mesmo pelo que fez , espero que não liberte este criminoso e que isso sirva de exemplos para os outros que estão soltos!
 
raphael do vale em 02/04/2011 12:05:37
Retrato De Um Playboy (juventude Perdida)
Gabriel O Pensador

Pergunta prum playboy o quê ele pensa da vida
Sabe o que ele te diz? (Se borra todo) Não
Mais ou menos assim:
"Sou playboy e vivo na farra
Vou à praia todo dia e sou cheio de marra
Só ando com a galera e nela me garanto
Só que quando estou sozinho eu só ando pelos cantos
Porque eu luto Jiu-Jitsu mas é só por diversão
(É isso aí meu "cumpádi" my brother meu irmão)
Se alguma coisa está na moda então eu faço também
Igualzinho a mim eu conheço mais de cem
Se eu faço tudo o que eles fazem então tudo bem
Não quero estudo nem trabalho
Não vem que não tem
Porque eu sou um playboyzinho e disso não me envergonho
Não sei o que é a vida Não penso Não sonho
Praia, surf e chopp essa é a minha realidade
Não saio disso porque me falta personalidade
Não tenho cérebro
Apenas me enquadro no sistema
Ser tapado é minha sina
Ser playboy é o meu problema!
Faço só o que os outros fazem e acho isso legal
Arrumo brigas com a galera e acho sensacional
Me olho no espelho e me acho o tal
Mas não percebo que no fundo eu sou um débil mental!

Eu sou playboy filhinho de papai
Me afundo nessa bosta
Até não poder mais
Sou playboy filhinho de papai
Sou um débil mental
Somos todos iguais

Com a cabeca raspada ou cheia de parafina
Eu tiro onda porque acho que sou gente fina
Mas na verdade eu pertenço à pior raça que existe
Eu sou playboy! Penso que sou feliz mas sou triste
Eu sou pior que uma praga eu sou pior que uma peste
Eu tô em qualquer lugar da superfície terrestre
E digo aonde a playboyzada prolifera-se a mil
É num país capitalista pobre como o Brasil
Onde não somos patriotas ou nacionalsitas
Gosto das cores dos States com as estrelas e as listras
E o que eu sinto pelo país é o que eu sinto pelo povo
Olha só que legal quando eu pego um ovo
E entro no carro com os amigos e levo o ovo na mão
(Olha o ponto de ônibus
Freia aí meu irmão!!)
E eu taco o ovo bem na cara de um trabalhador
Que esperava o seu ônibus que passou e não parou
Que maneiro eu não ligo pra quem tá sofrendo
Em vez de eu dar uma carona eu deixo o cara fedendo
Que legal se um mendigo me pede um cigarro
É apenas um motivo pra eu tirar mais um sarro
Sacanear um mendigo é a maior diversão
Não tem problema há quantos dias ele não come um pão
E por falar em pão que eu como todo dia
Eu me lembrei da empregada que se chama Maria
Ela me dá comida me dá roupa lavada
Mas quando eu tô presente ela é sempre humilhada
Você precisa ver como eu trato a coitada
Eu a rebaixo a esculacho e fico dando risada


Eu não sei nada dessa vida e desse mundo onde estou
E é quando eu saio de noite que eu vejo o merda que eu sou
Sem ter o que fazer sem ter o que pensar
Eu encho a cara de bebida até vomitar
E os meus falsos amigos que vão lá me carregar
São os mesmos que depois só vão me sacanear
Mas na cabeca da galera também não tem nada
Somos um bando de merdas dentro da mesma privada
É até engracado
Eu não decido nada
Pela moda sou guiado
Adoro reggae mas não sei o que Bob Marley diz
E se eu soubesse talvez não fosse tão infeliz!
Porque eu sou um otário a minha vida não presta
Inteligencia?
Não tenho - A burrice é o que me resta
Mas agora dá licença que eu vou parar
Minha cabeca tá doendo
Eu vou descansar
E esse lugar tá fedendo
Quem mandou eu pensar? Porque...


Esse é o retrato da nossa juventude
Seja o playboy da maconha ou o playboy da saúde
E se cuidarmos assim do futuro do Brasil
Vamos levar este país para a puta que o pariu!

 
Rafael Duarte em 02/04/2011 12:01:17
Percebi que vários praticantes de jiu-jitsu estão todos preocupados que estão querendo manchar a imagem da luta. Engraçado, quanto às agressões que tem de monte na nossa cidade feita por praticantes desta luta ninguém se preocupa, só distribuem a notícia.. "ah, vc ficou sabendo? fulano bateu em 3 na festa de sabado a noite...". Agora que um dos que sempre gerava notícias acabou matando um, todos tentam convencer que ele ser lutador não teve nada a ve com o fato, que foi só uma coincidência. Infelizmente não para todos, mas para muitos jiu-jitsu não é filosofia de vida não, é filosofia de tirar vida, filosofia de agredir por motivo banal...
 
Antônio Carlos em 02/04/2011 11:39:09
muito acertadamente o fato de incriminar este sujeito,acho ainda,que não houve comentário nenhum sobre o fato dele ter passado a mão nas nádegas de um atendente ,deveria sofrer esta penalidade também ,para respeitar as pessoas e quem está trabalhando principalmente.
 
sebastiuão paulo pereira em 02/04/2011 11:21:14
Claro que quem luta alguma intenção tem, defesa ou ataque de qualquer forma é uma arma. Dizer que é uma prática esportiva é outra enganação, nem todos tem este bom sentimento, maguila e Mike Tyson e até Popó quebraram alg~uem na porrada foi ou não foi. É igual dizer este cachorro não morde, a luta é a mesma coisa que um cara andar com um 38 na cintura.
 
Jorge Antônio Dias em 02/04/2011 10:48:00
Q bom a justiça ta abrindo os olhos, mas ainda acho na minha opinião que os amigos e namorada dele que tava junto naquele dia teria que ser indiciado tambem, porque eles são cumprice do rapaz.
 
jose junior em 02/04/2011 10:47:07
Justiça seja feita pela morte do estudante Jefferson Bruno Escobar, que esse Christiano Luna seja trancado na cadeia e nunca mais saia. E também tem que haver mudanças quanto ao consumo de álcool nesses barzinhos de Campo Grande/MS, teria que haver a lei seca de segunda a domingo depois das 23:00 hs, pois tem muita juventude se embriagando e causando acidentes e mortes em Campo Grande.
 
Adenilson José Rebeque em 02/04/2011 10:07:36
É isso aí colega Rafael Duarte...
A letra da música do nosso merecido cantor Gabriel O Pensador, já retrata a realidade do nosso Brasil, e hoje mais exatamente, a realidade da nossa cidade de Campo Grande/MS.
Que esse jovem seja punido pelas suas atitudes inconsequentes.
 
Carla Edna em 02/04/2011 08:19:30
Acho sim, que ele deva ser condenado pelo tumulto que causou, mas dizer que tinha intenção de matar, que usou arte marcial para isso... não da pra aceitar. Pelo que vi na mídia a única prova que a acusação tem são os vídeos, e estes mostram uma pessoa sendo jogada ao chão e tentando se defender, o resto são depoimentos de pessoas contrarias ao “autor” que podem muito bem ter super valorizado, ou aumentado suas versões do que aconteceu. Falar, todo mundo fala, agora provar a intenção de matar, até agora não provaram!
Um motorista bêbado tem mais consciência de que pode matar uma pessoa do que alguém que provoca uma briga, mesmo assim o motorista é indiciado por homicídio “culposo”, porque no casso deste rapaz tem que ser “doloso”..."qualificado"...?
Repito, ele deve ser punido, mas os rigores desta punição, desta hipótese, estão servindo somente à mídia.
 
Osni Martins em 02/04/2011 06:46:03
Agora o valentão esconde a cara nas axilas de seu defensor. Por quê não mostra quem é? Onde foi parar sua coragem? Não adianta o advogado colocá-lo na posição de vítima e dizer que o mesmo havia bebido muito e que seria incapaz de ferir alguém com gravidade! Além de tudo é um audacioso, aproveitador, provocador e covarde, pois um garçom trabalhando (para seu sustento e de sua família) e aparece essa criatura (sem ética, moral, caráter, princípios, valores,...), e não por uma só vez, passa-lhe as mãos nas nádegas. Espero que a cadeia o faça refletir sobre seus atos e falta de limites. Na cadeia vc poderá chorar e mostrar seu arrependimento.
 
jonas bilder em 02/04/2011 06:45:12
Rafael Duarte vc foi em cima! é isso aí! Gabriel e cadeia no lutador( ?) !
 
Elza maria Villas Boas em 02/04/2011 05:58:16
Ao meu ver ele ficar preso é o mínimo que a justiça pode fazer para que a população não resolva fazer justiça com a próprias mãos. O que esse monstro cometeu tirando a vida de um rapaz covardemente. Portanto ele que fique trancado e que não saia tão cedo para que nos possamos estar protegido desse assassino frio , calculista e mentiroso.
Ainda confio na justiça do meu estado.

 
Eva Melgarejo em 02/04/2011 05:19:00
isso não é fazer jornalismo, e sim fazer sensacionalismo... lutar é totalmente diferente de brigar! como disseram anteriormente, ele não é um lutador, é no máximo um praticante, que por sinal não prega os preceitos básicos do jiu-jitsu e do esporte em si.
 
Vitor Yoshihara em 02/04/2011 05:08:11
A justiça e a sociedade deram tempo desde a 1 ª agressão para que ele pensasse no que estava fazendo,ocorrida no Pq. de Exposição, esse rapaz tem que se conter dentro de um presídio com segurança máxima, já que infelismente fora de lá não conseguiu. O que tiramos de lição é "Quem leva filho pra igreja, não vai visitá-lo na cadeia".
 
mari em 02/04/2011 05:06:23
Temos que diferenciar um playboy de um pequeno burguês! Pois pelo que sei o rapaz ai não vem de família rica, é normal esses jovens de classe média (e olhe lá) procurar popularidade, se achar algo que não é, pelo que conheço a família do rapaz vive em dificuldade, ele se achava o que não era. Mas tranquilo, sofra as consequências...
 
Carlos Magno em 02/04/2011 05:02:11
Tem que apodrecer na cadeia, 30 anos é pouco e tem mais vai virar mocinha no presidio,
la que é o seu lugar, antes de tirar a vida do trabalhador devia ter pensado, pessoa como vc merece ficar atras das grades...
 
odair em 02/04/2011 03:59:10
Fico impressionada em como pessoas leem algo e fazem comentários tao frios em relaçao ao FILHO de alguem.....assim como o trabalhador que morreu tem uma família que está sofrendo ele também tem.....esse rapaz vai pagar pelo que fez assim como os rapazes que mataram a prostituta.....se 13 anos de cadeia nao é NADA....o que é tudo entao? acham que é pouco entao o que resolveria seria uma violencia igual e assim ir continuando o circulo até atingir a todos?! QUE ABSURDO! Precisamos é estar atentos aos nossos jovens....filhos....amigos.....a violencia e a maldade estao em todo canto mas precisamos nos desvencilhar disso...tentar viver a vida em PAZ e nao sair CONDENANDO E DESEJANDO MAIS AINDA O MAL....DOR E SOFRIMENTO PARA AS PESSOAS PRINCIPALMENTE OS JOVENS e lembrar que um dia pode ser com um de nossos amigos....filhos....parentes e posso garantir que DÓI DEMAIS VER UM FILHO NA CADEIA seja por qual motivo seja e deve ser PIOR ainda ver um filho no caixao......que Deus abençoe e de forças ás maes e familiares desses jovens envolvidos em brigas, morte e violencia e que todos os jovens pensem bem antes de sair para noitadas regadas a alcool e drogas!
 
Cleudinéia Mello em 02/04/2011 03:27:55
Este playboy !!Christiano Luna, sai para matar em quanto o inocente sai para trabalhar...
depois fica chorando no depoimento. Palhaçada... a solução para esse cara é apodrecer na cadeia....
 
gabriel mendes em 02/04/2011 03:06:05
É pouco isso pra esse bostaaaa,quero ver se ele esta dando uma de lutador lá dentro dá cadeia,poderia apodrecer na cadeia
 
alex ferreiraa em 02/04/2011 02:52:01
Parece que estão condenando mais o rapaz por ele praticar jiu-jitsu...ele tem que responder pela violência que praticou e resultou na morte do segurança e não por fazer um determinado esporte...
O MP deveria aproveitar também e pedir a prisão daquele jovem que atropelou um policial com uma Dodge Ram e acabou levando um tiro...
 
laercio souza em 02/04/2011 02:41:25
Acho que a justiça deveria ser feita como antigamente, olho por olho, dente por dente...
bandido bom é bandido morto!!!!! playboy nao pode mais ficar impune, dps de tantas brigas e confusoes ja estava mais do que na hora de a justiça ser feita.
 
Breno Fernandes Martinez em 02/04/2011 02:32:38
Não vai acontecer nada. Daqui a pouco sai da midia e todos esquecem como sempre.
 
JOSÉ PEREIRA FILHO em 02/04/2011 02:10:08
Bom comentario do Zézinho... O CARA NÃO É LUTADOR! Ele é praticante de jiu-jitsu. E alguem me fala qual golpe foi esse que ele usou?? Nem no Muay Thai que é a arte marcial que se utilizade de socos e chutes, existe tal golpe. Parem de falar mer... tambem CGNEWS. Só sabem ficar falando que o cara é lutador e tal. Não to defendendo esse cidadão, que pra mim tem mais é que ser punido mesmo, mais dizer que ele fez isso porque é lutador de jiu jitsu, é pra acabar!
 
P Régis em 02/04/2011 02:03:57
Esse caso precisa ter destaque nacional, pois muitos não acreditam na nossa justiça. Parabéns ao judiciário do MS!
 
Luciano Silgueiro em 02/04/2011 01:37:10
muito bem justiça voces tem por direito serem justos e quem for contra simplesmente é igual a esse mané ( nao importa se é clase alta ou baixa ) o importante é pagar pelos atos errados que esse rapaz mané vem fazendo com muitas pessoas ...... obs se fosse ele quem tivese ido para o buraco o pai dele iria querer justiça nao é ( mané do jiu -jitsu vai brigar com os de sua cela manééééééé ).......