ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Mais de 23 mil animais já foram vacinados contra a raiva pelo CCZ

Centro de Controle de Zoonoses começou vacinação no dia 25 de junho. A meta é vacinar 80% dos cães e gatos da cidade

Izabela Sanchez | 10/07/2018 17:26
Vacinação começou no dia 25 de junho (Divulgação/PMCG)
Vacinação começou no dia 25 de junho (Divulgação/PMCG)

Com a meta de vacinar 80% dos cães da cidade, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) já vacinou 17.480 cães e 5.787 gatos pela Campanha de Vacinação Antirrábica. O total é de 23.267 animais nas residências, desde o dia 25 de junho. Segundo o CCZ, a população canina da cidade é composta por 160 mil animais e a felina por 40 mil.

O foco no momento é a Região do Imbirussu (Nova Campo Grande, Panamá, Popular, Sto. Amaro, Sto. Antonio e Sobrinho) . A Região Urbana do Segredo, que tem entre os integrantes os bairros Coronel Antonino, José Abrão, Mata do Segredo, Jardim Nasser, Nova Lima e Seminário já recebeu os vacinadores.

Cerca de 17.939 imóveis estavam fechados durante as visitas e 2.287 proprietários não receberam as equipes. O CCZ enfatiza a importância de receber os vacinadores, mas quando a negativa ocorre, as equipes deixam avisos sobre a visita do vacinador, com orientação para procurar o CCZ e o animal receber a vacina.

A vacina é para os cães e felinos com mais de três meses, incluindo cadelas e gatas prenhas ou em lactação. A vacinação é única forma de proteção contra a raiva.

Raiva – A doença é incurável nos animais e fatal em 100% dos casos. A raiva é uma zoonose, ou seja, pode atingir seres humanos. O CCZ enfatiza que a raiva é letal e o vírus pode ser transmitido para os seres humanos a partir da mordida, lambida ou machucados causados por mamíferos contaminados. Já o contato com a pele do animal não oferece riscos.

O último caso de raiva humana no município foi registrado em 1968. Em cães e gatos o último caso ocorreu em 2001, quando o cão adquiriu a doença por meio do contato com um morcego contaminado com o vírus.

Nos siga no Google Notícias