ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Manifestantes interrompem cerimônia de aniversário do HU

Aliny Mary Dias e Aline dos Santos | 04/04/2014 09:42

O grupo de 30 manifestantes que protesta desde o início da manhã de hoje (4) em frente ao auditório do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian invadiu a cerimônia em comemoração aos 39 anos do hospital.

Com narizes de palhaço, cartazes e alto-falantes, acadêmicos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e técnicos da unidade interromperam a cerimônia no momento que uma placa era entregue ao ex-governador Pedro Pedrossian.

Aos gritos de “O SUS é nosso” e com uma faixa com o dizer “Comemorar o quê?”, os manifestantes reclamam da estatal Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), que assumiu a administração da universidade em dezembro do ano passado.

Em resposta ao protesto, o vice-reitor da UFMS, João Ricardo Filgueiras, convidou os manifestantes a assistir a cerimônia e conhecer os “baloartes da história da UFMS e do HU”.

Sobre a acusação do grupo em relação a 50 leitos que foram fechados no hospital, Filgueiras justificou que os leitos foram fechados pela “não vinda da estatal e pelo atraso para cumprir contratos para aderir à empresas”, mas não deu detalhes sobre a justificativa.

O vice-reitor disse ainda que não irá fugir ao diálogo, mesmo sob acusações de que a decisão para adesão à estatal ocorreu a portas fechadas. “Não entendo o motivo de tanta raiva e ódio”.

Depois do protesto, parte do auditório aplaudiu a entrega da placa ao ex-governador e parte protestou. O grupo já deixou a solenidade e continua a manifestação em frente ao auditório.

Nos siga no Google Notícias