A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

08/08/2011 16:40

Médicos farão paralisação nacional para pedir melhorias na rede pública de saúde

Carolina Pimentel, da Agência Brasil

Os médicos vão parar o atendimento de rotina no Sistema Único de Saúde (SUS), no dia 25 de outubro, para pedir melhorias na rede pública. É a primeira vez que a categoria fará uma paralisação nacional no sistema público, segundo o presidente da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Cid Carvalhaes.

No ano passado, os médicos fizeram uma concentração em Brasília em defesa do SUS.

O dia nacional da paralisação no SUS foi acertado, na sexta-feira (5), em reunião da Comissão Pró-SUS, formada por membros da Fenam, do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Médica Brasileira (AMB), as principais entidades da categoria no país.

Os profissionais reivindicam aumento salarial, plano de carreira, melhores condições de trabalho, assistência de qualidade aos pacientes, financiamento permanente para o SUS e capacitação dos gestores públicos. As demandas serão apresentadas ao Ministério da Saúde e ao Congresso Nacional no dia seguinte à paralisação.

“O atendimento é lastimável, principalmente nas urgências e emergências. Não há mais mortes porque as equipes de saúde se desdobram. Não podemos ficar calados diante disso. É preciso fazer algo mais contundente para sensibilizar os gestores”, disse o presidente da Fenam, Cid Carvalhaes.

Os casos graves e emergências serão atendidos durante a paralisação. “O movimento não é contra a população, mas para alertá-lo sobre o direito de atendimento da qualidade na área da saúde”, destacou Carvalhaes.

Em abril, os médicos conveniados aos planos de saúde suspenderam consultas e cirurgias eletivas por um dia para cobrar reajuste da remuneração paga pelas operadoras. Mais de 80% da categoria aderiram ao movimento em todo o país.



Os medicos do Brasil são corporativistas e em sua maioria atende mal o povo.É só fazerem uma pesquisa com o grau de satisfação da população com o CRM e os MEDICOS.Acredito que deveriam melhorar o jeito de tratar o povo para poder receber aumento.Em um país cujo sálario minino é de 540 reais eles ganham muito bem....
 
edmur penedo em 08/08/2011 09:25:21
Esta paralização deveria ter acontecido a muito tempo, as pessoas na maioria das vezes culpam os médicos, o que podem fazer? se na maioria das vezes eles não tem material de trabalho de qualidade para fazer um atendimento adequado, e porque não pedir uma remuneração decente? são trabalhadores como qualquer um, a população em vez de querer criticar, deveria se unir a esta classe de trabalhadores honrados, que se desdobram para dar atendimento digno a população, e se não fazem mais não é culpa deles, é culpa de governos que entram e que saem e sempre deixam a população em último plano.
obs:NÃO SOU MÉDICA É APENAS MINHA OPINIÃO.
 
Rosely Souza Alves em 08/08/2011 08:04:30
Planos de saúde terão de cobrir mais 60 procedimentos médicos a partir de 2012
A partir de 1º de janeiro de 2012, os planos de saúde serão obrigados a oferecer a cobertura de mais 60 procedimentos médicos. A nova lista de serviç...
Medicina passa a ter três novas áreas de atuação no Brasil
Três novas áreas de atuação para os médicos foram criadas no Brasil, conforme resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) publicada hoje no Diári...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions