A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

28/10/2011 10:18

Menina de 3 anos morreu 18 h após ser picada por escorpião amarelo

Marta Ferreira

Ela faria aniversário na segunda-feira e a festa já estava preparada. Criança teve 3 paradas cardíacas e hemorragia pulmomar

Foram 18 horas entre a picada de um escorpião amarelo gigante e a morte de Maria Eduarda Esquizel Rissi, de 3 anos, ontem, em Campo Grande. A família recolheu o aracnídeo, que já está com o CCZ (Centro de Controle de Zooonoses de Campo Grande) para análises.O registro é inédito em Campo Grande, conforme o Civitox (Centro de Vigilância Toxicológica).

A criança faria aniversário segunda-feira e a festa já estava preparada para amanhã. Ela teve três paradas cardíacas e uma hemorragia pulmonar, tudo efeito do veneno. O fato de ser uma criança fez toda a dirença, por causa da relação entre o tamanho do corpo e a quantidade de veneno.

De acordo com o coordenador do Civitox, Sandro Benites, a criança foi picada por um tipo de escorpião que é considerado o mais venenoso e que tem sido econtrado com mais facilidade no Estado, o que gera preocupação.

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) deve enviar equipe ao bairro São Francisco, onde mora a família da criança ainda hoje.

De acordo com o relato do médico, tudo começou às 19h de quarta-feira, quando o pai percebeu que a criança havia sido picada. Às 19h30, ela foi levada para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino.

Houve uma tentativa de estabilização, sem resultado, e diante da piora da menina, ela foi transferida para o Hospital Regional, em uma unidade avançada do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência), onde chegou por volta das 22h.

Lá, recebeu o soro antiveneno, mas a condição piorou ainda mais e ela teve as paradas cardíacas que levaram à morte, às 13h de ontem.

O velório está sendo realizado e uma capela na rua 13 de maio e o sepultado será à tarde, no cemitério Jardim das Palmeiras.



encontrado pela minha filha de tres anos um escorpiao amarelo pequeno no banheiro ficamos aterrorizados pois acabamos de nos mudar pra campo grande viemos de curitiba no parana não sabemos se tem mais por aqui agora ficaremos em alerta ..
 
luiz costa em 12/05/2013 20:59:46
que triste uma criança morre assim pelo gente escorpião n da n da escorpião aqui n da
 
leonardo do nascimento em 11/02/2012 09:27:55
Moro no Vilas Boas,há alguns meses tambem apareceu um pequeno escorpião aqui na minha casa... meu filho ate fotografou... e uma vizinha(Célia) de bairro que fica mais próximo da estação de água, disse que na casa dela é comun aparecer escorpião por lá.Fiquei um pouco assustada...andei detetizando minha casa.

Lamento a morte desta criança, "Deus!... tenha compaixão desta Família."
 
Judite Rosa em 30/10/2011 09:06:36
Aconteceu comigo, ser picado por um escorpião e, ao chegar no pronto socorro avizei ao médico que sou ALÉRGICO a anti alérgico, o mesmo achou estranho o meu comentário, duvidando mesmo! citei sómente FENERGAN, esquescendo o DECADRON. Ao aplicar uma pequena dosagem de DECADRON, mesmo assim ao aplicarem eu senti como se fosse uma descarga elétrica em todos os poros.
MAIS PROFISSIONALISMO NA SAUDE
 
Augusto Nogueira Cavalcante em 29/10/2011 10:33:58
É muito triste perder um ente querido, não importando qual a idade, eu tenho uma neta com a mesma idade, mas, devemos aceitar o chamado de Deus, todos nóis temos um tempo determinado; sabemos programar a chegada, mas a ida a nóis é sempre uma surpresa desagradável. Muita força para enfrentar uma situação dessa que Deus vos abeçoem!
Infelizmente plantonistas são médicos novatos, inesperientes!
 
Augusto Nogueira Cavalcante em 29/10/2011 10:15:44
MORO NA REGIAO DO BAIRRO SILVIA REGINA, JÁ ENCONTREI ALGUNS INSETOS DESSE TIPO MAIS OU MENOS 8.
 
MARIA JOSÉ DENARDI em 28/10/2011 11:46:39
Só Deus pra consolar essa perda. Realmente agora com essa temporada de chuvas, começa aparecer tudo quanto é tipo desses bichos estranhos; essa semana apareceu em casa uma barata "gigante", de uns 8cm e meio, bichinho bem assombroso. O negócio é ficar atento, principalmente ao anoitecer,que é quando esses bichos saem de seus buracos pra se alimentar...
 
Thiago Benarrós em 28/10/2011 11:34:32
bom que deus possa convorta essa familia,para que tenha força nu momento como esse,porque é muito triste uma fatalidade dessa!que deus possa abençoar a todos os familiares dessa criança!!um abraço e meus sentimentos!
 
alex vilalba em 28/10/2011 11:14:54
Essa reportagem me fez ate chorar tenhu uma Maria Eduarda tbm, meus sentimentos aos pais que deus abençõe a vida de vcs e que esse pequeno anjinhu cuide e zele pelos seus pais vai com deus viu princesa....
 
Daiane Esquian em 28/10/2011 11:14:00
Desejo do fundo do coração que Deus conforte, abençoe e dê a paz a esta família. Tenho um filho de 03 anos e no meu bairro é comum aparecer em nossas casas o escorpião amarelo pequeno e o vinagre. Isso foi uma fatalidade, oremos a Deus por essa família e por nossa cidade, pois todas as famílias precisam das misericórdias de Deus .
 
Débora Santos em 28/10/2011 11:09:05
MEUS SINCEROS PÊSAMES A ESTA FAMÍLIA QUE PERDEU TÃO CEDO ESTA ANJINHO, QUE DEUS POSSA CONFORTA OS CORAÇÕES DESTES PAIS, POIS O SOFRIMENTO É GRANDE, FORÇA PRA VOCES.......QUE DEUS ESTEJE SEMPRE PRESENTE. AMÉM
 
angela maria da silva em 28/10/2011 11:02:12
Que Deus conforte o coração desta família.
 
Patrícia Correa em 28/10/2011 10:45:07
Sinto muito pela perda desta menina q/ Deus conforte o coração destes pais. agora q/começaa temporada de chuva temos q/ ficar bastante atentos pois esses bichos aproveitam p/sair de sua toca e se alojam onde esta seco.aqui em casa é muito comum o aparecimento de escorpião principalmente o escorpião vinagre (preto) e tenho 2 crianças por isso minha atenção é redobrada.
 
silvania em 28/10/2011 10:44:35
À família; meus sinceros pêsames. Que Deus possa confortá-los, pois nada que digamos poderá fazê-lo.
Aos leitores; Orem ao Pai pedindo que abençoe o caminho da criança que se foi e que console o coração dos que ficaram. Amem!
 
Alexandre S. da Silva em 28/10/2011 10:37:07
pq oposto de saude nao tem este tipo de soro? agilizaria mais.ate chegar no HR demorou demais,ela poderia esta viva agora.porem nada q for dito agora vai trazer ela de volta.que Deus abencoe vcs e pode ter certeza q ela esta ao lado do nosso senhor.FORÇA!
 
cristiane chagas em 28/10/2011 10:04:56
que Deus conforte os vossos corações, porque nenhuma palavra dita neste momento poderá trazer algum conforto!que Deus estéje com voçes neste momento dificil meus sentimento!
 
sidney souza alencar em 28/10/2011 04:15:41
Que Jesus Cristo conforte os coracoes dessa familia!
 
Roseli Alves Dias em 28/10/2011 02:29:57
É com profundo pesar que leio esta notícia. Mas acredito que ela em parte parte é resultado, do sistema deficitário de saúde que existe em nosso país, do descaso e da demora no atendimento nos postos de saúde e nos hospitais. Se acaso contássemos com um sistema eficiente de sáude, não poderíamos evitar acidentes, como por exemplo, a picada da menina, mas por certo, evitaríamos a morte desta menor