ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Ministro vem a Campo Grande para congresso nacional sobre Saúde Pública

Marcelo Queiroga participa da abertura do evento marcada para às 19h de quarta-feira, dia 13 de julho

Ana Paula Chuva | 08/07/2022 16:29
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante visita à Capital em 2021. (Foto: Paulo Francis | Arquivo)
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante visita à Capital em 2021. (Foto: Paulo Francis | Arquivo)

Campo Grande recebeu na próxima semana o XXXVI Conasems (Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde). O evento será realizado no Shopping Bosque dos Ipês entre os dias 12 e 15 de julho e contará com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A Capital foi escolhida por meio de votação realizada durante o congresso de 2019, que aconteceu em Brasília (DF) e concorreu com as cidades de Florianópolis (SC) e Bento Gonçalves (RS). O evento estava programado para 2020, mas foi adiado por dois anos em razão da pandemia de covid-19.

Durante o congresso também será realizada a 17ª mostra “Brasil, aqui tem SUS”, onde projetos realizados nos municípios serão apresentados. Será uma experiência por cidade e a escolha é feita através de banca avaliadora do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul).

Para o secretario municipal de Saúde, José Mauro Filho, o evento é um momento importante para fomento e discussão de políticas públicas e estratégias para a saúde, mas também representa um ganho econômico para campo Grande, já que movimenta hotéis e o comércio de forma geral.

“É um momento muito importante para Campo Grande, pois todos os olhares estarão voltados para cá. O nosso município avançou muito na área da saúde e certamente o congresso é uma vitrine destas boas práticas que devem servir de modelo para o resto do País”, disse José Mauro.

A abertura oficial do congresso será às 19h da quarta-feira (13) e contará com a participação de Queiroga. A expectativa é que sejam reunidas mais de 5 mil pessoas entre gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todo o país.

O tema deste ano foi: “Diálogos do Cotidiano no Horizonte da Gestão Municipal do SUS” e a programação conta com mesas sobre gestão municipal do SUS: Fortalecimento da Atenção Básica, o SUS e a pandemia da Covid-19, Financiamento e Gestão, além de atividades paralelas sobre Regionalização, Assistência Farmacêutica, Saúde Mental, Judicialização e Emendas Parlamentares.

Haverá ainda a tradicional “Feira SUS” com aproximadamente 67 estandes dos Cosems, de instituições e empresas, públicas e privadas, que irão expor e divulgar suas experiências, produtos, serviços e tecnologias ligados à saúde pública. (Clique aqui e veja o mapa da feira.)

Além disso, o Conasems montará um “super-estande”, com café colaborativo, estúdio-aquário e um espaço coworking. O espaço vai contar com uma série de lançamentos e pequenas atividades ao decorrer do evento. A outra novidade é a super-estrutura do Auditório Master, com capacidade para cerca de três mil pessoas, que será tematizado com elementos do Projeto ImunizaSUS.

Nos siga no Google Notícias