ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Motoristas de aplicativo vão ter de adesivar carro e fazer formação de 28 horas

Curso pode ser presencial ou on-line e empresas estão autorizadas a capacitar seus motoristas gratuitamente

Anahi Zurutuza | 11/12/2019 10:25
Motorista operando por aplicativo em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Motorista operando por aplicativo em Campo Grande (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

A partir de 30 de janeiro, motoristas de aplicativo estarão submetidos às regras impostas pela Lei nº 6.294, de 1º de outubro de 2019, e precisarão identificar seus carros com adesivo padronizado pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). O modelo já foi desenvolvido e conforme publicado no Diário Oficial de Campo Grande desta quarta-feira (11) será disponibilizado gratuitamente para que as empresas de tecnologia de transportes repassem aos profissionais.

Pela portaria, divulgada pela Agetran, “as OTTs [Operadoras de Tecnologia de Transporte] deverão disponibilizar os cartões aos motoristas, imediatamente após a confirmação e validação do cadastro dos motoristas e respectivos veículos em suas bases cadastrais, para exercício da atividade”.

Para se cadastrar, o motorista terá de comprovar que passou por formação de no mínimo 28 horas/aula para conteúdo direcionado ao transporte de passageiros. O curso pode ser presencial ou on-line, mas tem de atender critérios estabelecidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e ser oferecido por instituição reconhecida pela Agetran. As empresas também estão autorizadas a oferece a capacitação gratuitamente.

Por fim, a portaria estabelece que a operadoras sejam responsáveis pela realização das vistorias anuais dos veículos cadastrados em sua plataforma.

Mais detalhes a partir da página 11 do Diogrande.

Adesivo padrão elaborado pela Agetran (Foto: Reprodução)
Adesivo padrão elaborado pela Agetran (Foto: Reprodução)
Nos siga no Google Notícias