ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

MPE investiga falta de médico e equipamento em cinco postos de saúde

Kleber Clajus | 01/12/2014 17:49

Cinco inquéritos civis foram abertos pelo MPE (Ministério Público Estadual) para investigar ausência de médicos e equipamentos em unidades de saúde de Campo Grande. Os problemas teriam sido registrados nos bairros Itamaracá, Três Barras, Estrela do Sul, Mata do Jacinto e Nova Bahia.

Filomena Aparecida Depólito, promotora de Justiça da Saúde Pública de Campo Grande, pontuou em publicação no Diário do MPE que as investigações tem por objetivo “apurar falta/insuficiência de equipamentos/aparelhos e falta/deficiência no quadro de plantão dos profissionais médicos”.

Na lista das unidades investigadas estão duas UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) e três UBS (Unidades Básicas de Saúde).

“A diretoria de assistência a saúde explica que todas as unidades questionadas possuem todos os equipamentos necessários para atendimento e os médicos estão lotados em carga horária de 20 a 40 horas. Não há registros oficiais de reclamação na ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde) em nenhuma dessas unidades”, posicionou-se a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), via assessoria de imprensa.

Em contrapartida, o órgão admite haver ausência de um pediatra em equipe na UBS do Bairro Estrela do Sul, situação a ser corrigida com contratação por processo seletivo. As escalas de plantão, conforme a assessoria, não se aplicam as unidades listadas pelo MPE.

O Campo Grande News solicitou posicionamento da promotora, mas até o fechamento não obteve retorno.

Nos siga no Google Notícias