ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

MPE sugere três locais para instalação da estátua de Manoel de Barros

Enquanto não há local definido, estátua de bronze do poeta está em exposição no Museu de Arte Contemporânea

Luana Rodrigues | 19/09/2017 15:57
Estátua em exposição no Marco. (Foto: Álvaro Herculano)
Estátua em exposição no Marco. (Foto: Álvaro Herculano)

Em meio a polêmica e indefinição de um local para instalação da estátua de bronze do poeta Manoel de Barros, o Ministério Público Estadual fez a sugestão de três espaços para fixação da obra: no canteiro central dos altos da Avenida Afonso Pena, no canteiro da Avenida do Poeta, no Parque dos Poderes, ou ainda ao lado do futuro “Aquário do Pantanal”, em Campo Grande.

As sugestões foram feitas numa petição encaminhada ao Juiz de Direito da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, David De Oliveira Gomes, pelo procurador de Justiça e coordenador do CAOHURB (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Habitação e Urbanismo e Patrimônio Histórico e Cultural), Evaldo Borges Rodrigues da Costa, e a promotora de Justiça Luz Marina Borges Maciel Pinheiro.

No pedido, feito na última quinta-feira (14), o MP argumenta que no canteiro central dos altos da Avenida Afonso Pena, a estátua poderia ser instalada próximo ao “M”, que também é uma homenagem ao poeta. Já se fosse fixada no canteiro do início da Avenida do Poeta, a obra ficaria próxima à natureza, “onde poderia residir, poetando, em bucólica segurança, ambos os lugares para a eterna visitação pública da humanidade e dos seus personagens prediletos”, argumentam.

Impasse - O pedido do MPE se deu diante do impasse em instalar a obra no canteiro central da Avenida Afonso Pena, entre as ruas Rui Barbosa e 13 de Maio, área tombada pelo patrimônio histórico e cultural da cidade, onde para qualquer intervenção seria necessária a aprovação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande e também do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul.

Enquanto não seja definido o local para a instalação da obra, a estátua de bronze do poeta Manoel de Barros está em exposição no Museu de Arte Contemporânea (Marco), em Campo Grande. Desde as 7h desta terça-feira (19), a visitação ao local está aberta.

Obra - Em 2016, o governo de Mato Grosso do Sul encomendou ao cartunista e escultor campo-grandense Victor Henrique Woitschach, uma estátua de bronze para homenagear o centenário de nascimento do poeta. A escultura, que demandou um investimento de R$ 232 mil, foi apresentada em abril deste ano.

O projeto faz parte das comemorações do centenário do poeta, festejado em 2016. O trabalho levou quase 4 meses para ficar pronto e foram necessários 400 quilos de bronze para produzir até uma réplica do sofá da casa de Manoel.

Nos siga no Google Notícias