ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Capital

MS conta com estoque de mais de 60 mil vacinas contra a febre amarela

Nyelder Rodrigues | 13/01/2017 20:56

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) conta atualmente com mais de 60 mil vacinas contra a febre amarela armazenadas para atender os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O estoque está guardado em Campo Grande, na Coordenadoria de Imunização, setor responsável pela distribuição das doses.

Para o paciente ter acesso à imunização, o paciente deve ir até uma unidade de saúde e apresentar o seu cartão de vacinação para a atualização da vacina, que mesmo não sendo de grande procura, é importante. Recentemente, a doença ganhou repercussão devido a casos registrados em Minas Gerais.

Diante da repercussão, a SES recomenda que os sul-mato-grossenses façam a atualização vacinal. Nos últimos anos, Mato Grosso do Sul registrou apenas um caso confirmado de febre amarela, em 2015, não havendo mais notificações recentes.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera que apenas uma dose da vacina já é suficiente para a proteção por toda a vida. No entanto, como medida adicional de proteção, o Ministério da Saúde definiu a manutenção do esquema de duas doses da vacina febre amarela no Calendário Nacional, sendo uma dose aos noves meses de idade e um reforço aos quatro anos.

Nos siga no Google Notícias