A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

09/07/2013 14:38

No aniversário,aposentado infarta em lotérica, mas por sorte tem 2ª chance

Elverson Cardozo
Lóterica fica na avenida Júlio de Castilhos. (Foto: Marcos Ermínio)Lóterica fica na avenida Júlio de Castilhos. (Foto: Marcos Ermínio)

Um aposentado de 76 anos sofreu um infarto dentro de uma Agência Lotérica, na avenida Júlio de Castilhos, região do Jardim Panamá, em Campo Grande. Ele foi socorrido por um cabo do Corpo de Bombeiros que, na ocasião, estava à paisana, como cliente, esperando atendimento na fila.

O fato aconteceu na manhã da última sexta-feira (5), dia do aniversário da vítima que, felizmente, teve uma segunda chance.

Em entrevista ao Campo Grande News, o militar, Ronaldo Pereira da Cruz, de 33 anos, relembrou a situação que, em 9 anos de atuação profissional, nunca tinha vivido.

“Eu estava esperando a minha vez quando vi o senhor, que estava sentando em um banco, começar a passar mal. A princípio ele perdeu o fôlego, depois o quadro se agravou para parada cardiorrespiratória. Me identifiquei e, mesmo sem equipamento, comecei os procedimentos. Fiz respiração boca a boca e massagem cardíaca. É arriscado, mas por uma vida a gente faz o máximo”, disse, ainda emocionando.

Tudo foi muito rápido, relatou, tanto o infarto, quanto os primeiros socorros. Em questão de minutos, a idoso, identificado como Dari Correa de Moraes, 76 anos, voltou a respirar. Momentos mais tarde, uma ambulância do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) chegou ao local e o encaminhou ao HR (Hospital Regional), onde ele continua internado, em estado estável, mas, segundo a família, sem previsão para alta.

Dia trágico - Na lotérica onde o aposentado passou mal, funcionários ainda não se esqueceram da experiência traumática. “Foi tumultuado, pavoroso, mas graças a Deus, o rapaz estava na fila e pode socorrer”, contou a caixa Adeilde da Silva Vieira, de 43 anos.

Ela arrisca dizer que, se o atendimento dependesse apenas do Samu, o senhor poderia ter morrido, porque a ambulância demorou quase 30 minutos para chegar. Por sorte, tudo correu bem. “Você não imagina o quanto eu chorei. A gente fica imaginando se é um parente da gente, sem poder fazer nada. Pode acontecer a qualquer momento”, declarou.

Há 9 anos na corporação, Ronaldo nunca havia passado por uma situação semelhante. (Foto: Reprodução/Facebook)Há 9 anos na corporação, Ronaldo nunca havia passado por uma situação semelhante. (Foto: Reprodução/Facebook)

Para o Bombeiro experiente, a experiência foi além do desempenho de mais uma ocorrência na profissão que escolheu. “É indescritível. Não é comum as pessoas se depararem com uma situação assim. O que me deixou mais emocionado foi ter conseguido reverter o quadro e descobrir, depois, que era o dia do aniversário dele”, disse.

Ronaldo, além de cliente da agência, é morador do Panamá, onde o idoso também vive. Eles são vizinhos distantes, mas nunca haviam se cruzado. Agora, o militar quer se aproximar da família. Já foi à casa do aposentado, mas como ele estava internado, não conseguiu conversar. Deve voltar na próxima semana.

A cunhada de Dari, Iraídes Silva de Moraes, de 72 anos, já considera o cabo um herói. “Ele não estava respirando mais”, afirmou. A dona de casa acredita que a vítima, que faz tratamento para controle de hipertensão, tenha parado de tomar remédios por conta própria, como já fez em situações anteriores.

Dari mora nos fundos da casa dela, sozinho, há pelo menos 8 anos. Ele não é casado e nem tem filhos.



Parabéns meu irmão!!!!, é isso ai, Que Deus continue te usando para os seus!!
 
Eder R Ferreira em 11/07/2013 18:15:06
Esse cabo tem que ser promovido a sargento por ato de bravura em situação em comum estando de folga e salvando uma vida, está de parabéns combatente isso sim e um exemplo de cidadania e de amor ao próximo, o senhor tem que ser condecorado com certeza e ganhar uma medalha de honra ao mérito pelo seu feito, o senhor tem todo o meu respeito e continue assim sempre um grande abraço a você.
 
Ivan Wagner em 10/07/2013 22:45:16
fico muito feliz com com o desfecho nesse casso que Deus abençoe a todos, parabéns ao funcionário do bombeiro que fez o que lhe foi ensinado PARABÉNS!!!!!!!!!!
 
RAILDES OLIVEIRA DOS SANTOS em 10/07/2013 12:42:11
bombeiros na verdade são anjos na terra que DEUS capacitou para nos defender.
 
aparecido izidoro dias em 10/07/2013 11:45:24
Hoje no Brasil muito se fala em "ah ! Neymar é o herói do Brasil " , " ah ! Lutadores do UFC são mesmo uns heróis brasileiros ", " Ronaldo é o Herói ".....esses caras estão ganhando milhões e nem se importam com mais nada... Atitudes como a de Ronaldo que mostra quem realmente merece nosso respeito e admiração !!!
 
Simão de Magalhães Antonio em 10/07/2013 11:05:53
Parabéns Ronaldo, primeiramente por ser seu trabalho e segundo que colocou em prática o amor em ajudar o próximo, não só por que é militar, mas por ter conhecimento específico na área. Com certeza a família deste Srº vai lhe agradecer e apresentar você nas vossa orações. Essa atitude demonstra a caridade, a existência que Deus através de seu filho Jesus Cristo, vela por aquele que ele ama. A vida é um mistério de Deus.
 
Téu de Castro em 10/07/2013 10:56:47
Em meio há tantas notícias que nos decepcionam, está tem a força de nos emocionar e continuar acreditando no futuro... Que Deus abençoe você Ronaldo, sua família e esta corporação que sempre nos dignifica!
 
carlos eduardo em 10/07/2013 10:13:01
Parabéns ao bombeiro Ronaldo, não foi por acaso que você estava ali na fila de espera, foi Deus que te mandou ali para através de vocês salvar mais uma vida, pois vocês Bombeiros são os anjos do senhor, e parabéns para este senhor que tem mais uma oportunidade na vida.
 
jacira penha vargas em 10/07/2013 09:46:22
parabéns ao bombeiro e a todos que fazem parte dessa equipe, que estão sempre disposto a ajudar quem precisa com muita disposição e dedicação......
 
suzyany de carvalho em 10/07/2013 09:39:04
Bombeiros, Profissão muito pouco reconhecida, que deveria ser aplaudida todos os dias, pois são anjos que Deus mantem na terra. Parabéns Ronaldo, que Deus abençoe sempre sua vida e as de seus colegas também.
 
Teresa Moura em 10/07/2013 09:29:05
Venho aqui agradecer ao Sr. Ronaldo Pereira da Cruz por tudo que ele fez pelo meu padrinho, Dari Correa de Moraes, que é como um segundo pai pra mim. Fiquei sabendo que ele passou mal apenas no sábado, qdo participava de um Retiro da RCC, em Humaitá - AM, cidade onde moro há quase 12 anos. Sr. Ronaldo, não tenho palavras para expressar o que o Sr. fez pelo meu padrinho. Peço a Deus que lhe abençoe imensamente, o Sr. e toda sua família, que derrame bençãos de graças em sua vida. Eu louvo a Deus pelo dom da sua vida! Pois se o Sr. não estivesse lá, o pior poderia ter ocorrido, o Sr. foi um "anjo enviado por Deus" para socorrer meu padrinho, foi instrumento de Deus, não tenha dúvida"
Que Deus lhe abençoe infinitamente........obrigada, Leidicler Menezes
 
Leidicler Menezes em 10/07/2013 08:49:07
parabénssssssssssssss pelo atendimento do bombeiro
 
adriane reis em 10/07/2013 08:36:44
parabéns ao bombeiro que pode prestar o primeiro socorro. por que devido as proibição de conversões na julio de castilho dificultou a chegada das ambulâncias conforme outras reportagens a demora foi de 30 minutos.
é um absurdo uma vergonha o que fizeram com a julio de castilho!!!!

e agora bernal!!!
 
alexandre santos em 10/07/2013 08:32:10
Parabéns Cabo Ronaldo, Deus te abençoe Sempre.... !!!!!
 
Tatiana do Nascimento Barreto em 10/07/2013 08:09:52
Cada um tem o dia certo de fazer sua viagem e Deus é quem permite. Aparece bombeiro, enfermeiro ou outra pessoa mais não vai antes da hora.
 
luiz alves em 10/07/2013 08:07:30
Parabéns pelo excelente trabalho desempenhado por este bombeiro. A mão de Deus operou! E saúde para esse senhor que deverá ser melhor orientado quanto ao tratamento contínuo de sua medicação, obrigatória.
 
Lara Cardoso em 10/07/2013 08:00:55
Parabéns Bombeiro Ronaldo sempre bombeiro - deu de novo o sopro de vida ao meu tio, o Sr. Dary é irmão de minha mãe, graças a Deus existem esse tipo de pessoa no mundo, o Sr. Ronaldo com certeza era o Anjo da guarda do Sr. Dary naquele momento, que DEUS abençoe o senhor e sua família.
 
Jorge Luiz em 09/07/2013 22:47:19
ta ai uma boa hora de ser promovido a sargento, pois assim como na PM esse é um verdadeiro ato de bravura.....parabéns cabo que o comando do bombeiro lhe promova pois uma vida não tem preço..........
 
roni braga em 09/07/2013 21:46:10
É vendo pessoas que fazem acontecer com o bombeiro Ronaldo, que assumiu o controle de tudo e ressuscitou praticamente o senhor de idade, que faz acreditar cada vez mais em nosso povo.
Parabéns Ronaldo!
 
Elviria Santos Ferreira em 09/07/2013 21:22:52
Parabéns pela atuação...o Bombeiro em si tem o lema de salvar vidas...este militar merece um reconhecimento por parte de sua corporação!!!!
 
Edson Soares em 09/07/2013 21:14:22
sempre deus coloca um anjo na frente, obrigado bombeiros.....
 
edileuza novaes em 09/07/2013 20:59:07
Como sempre digo: Bombeiros são Anjos de Deus na terra.
 
Fernando Silva em 09/07/2013 19:59:17
Isso sim é um Herói de verdade, e não certas pessoas que a mídia as vezes "impõe".

Parabéns ao Cabo Ronaldo pelo exímio trabalho prestado a pessoa e a comunidade.
TKS guerreiro!
 
Marcio Brunholi em 09/07/2013 19:47:31
Excelente Ronaldo! Parabéns pelo cumprimento da missão!
Salvar! Sagrada missão...
 
Victor Shiroma em 09/07/2013 19:16:26
QUE DEUS ABENÇOE ESTE HERÓI.........TODOS NÓS TANTO FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS COMO PRIVADOS DEVERÍAMOS TER CURSOS DE PRIMEIROS SOCORROS É MUITO IMPORTANTE.........JÁ ESTOU FAZENDO O MEU..........FICA A DICA............
 
sueli gomes sousa em 09/07/2013 18:53:36
Parabens Bombeiro sempre bombeiro- deu de novo o sopro de vida
 
Julio Cesae em 09/07/2013 17:58:13
Parabéns ao Jornalista Elverson pela matéria, assim como ao Herói - Cabo Ronaldo Pereira da Cruz pela pronta iniciativa em salvar a vida desse Sr.

O Poder Público (em todas as esferas) necessita de servidores comprometidos desta forma.

Parabéns !!!:)
 
Thiago Assis em 09/07/2013 17:10:46
Parabéns ao bombeiro pelo excelente trabalho executado.
 
Alexandre Lima em 09/07/2013 16:53:14
Quando lemos uma notícia desta, alimentamos a esperança de que o mundo pode ser melhor, pois ainda existem muitas pessoas que fazem a diferença. Parabéns ao Ronaldo, que Deus poça abençoá-lo ricamente.
 
Gláucia Brito em 09/07/2013 15:32:31
Que felicidade o aposentado ter contado com a presença do bombeiro no local. Parabéns ao bombeiro. Infelizmente a maioria de nós, não está preparado para dar os primeiros socorros.
 
Orlando Santos em 09/07/2013 15:24:51
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions