A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

13/08/2014 11:36

Nova secretaria irá fazer prevenção ao uso de drogas em escolas, diz Olarte

Leonardo Rocha e Kleber Clajus
Olarte afirmou que nova secretaria irá atuar na prevenção e repreensão de drogas (Foto: Marcelo Calazans)Olarte afirmou que nova secretaria irá atuar na prevenção e repreensão de drogas (Foto: Marcelo Calazans)
Odilon de Oliveira diz que é preciso reduzir indicativo de estudantes com acesso a drogas nas escolas (Foto: Marcelo Calazans)Odilon de Oliveira diz que é preciso reduzir indicativo de estudantes com acesso a drogas nas escolas (Foto: Marcelo Calazans)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) afirmou hoje (13), durante audiência pública, que a Secretaria Municipal de Segurança Pública irá conseguir além de recursos destinados a aparelhamento e treinamento dos guardas, ações e atividades voltadas a prevenção e repreensão ao uso de drogas nas escolas da Capital.

"Temos que sair dos discursos e ir em busca das soluções, hoje não há instrumentos legais para atuação, com a nova secretaria teremos condições, vamos encaminhar imediatamente o projeto para Câmara Municipal e esperamos o apoio dos vereadores", afirmou ele.

O prefeito ressaltou que desta forma Campo Grande vai seguir o exemplo de grandes cidades como Nova Iorque e Londres, onde a responsabilidade da segurança é do município. "Não cabe mais ao prefeito apontar esta tarefa para outros, agora iremos atuar neste setor".

O juiz federal Odilon de Oliveira ressaltou que com a atuação da Secretaria no combate as drogas, esta poderá contribuir para reverter o indicador da ONU (Organizações das Nações Unidas) que aponta que 17% dos 50 milhões de jovens no país, que estão cursando o ensino fundamental, tem acesso às drogas dentro das escolas.

O secretário estadual de Segurança Pública, Wantuir Jacini, ponderou que a nova pasta irá realizar ações integradas com outras secretárias, para desenvolver da melhor forma possível seu ramo de atuação. "Os projetos terão o apoio de recursos do governo federal, que será um parceiro neste trabalho".

Suficiente - O presidente do Sindicato dos guardas municipais de Campo Grande, Hudson Bomfim, afirmou que o quadro de 1.350 guardas é o suficiente neste momento, tendo como prioridade a capacitação e reciclagem destes profissionais. "Não é preciso novos concursos agora, temos que buscar a qualificação e cursos nos moldes da Polícia Militar".

O prefeito Gilmar Olarte ponderou que os guardas que irão utilizar armamento precisam estar preparados técnicos e psicologicamente. A sede do Comando da Guarda irá mudar de local, indo para a Avenida Costa e Silva, ao lado do antigo prédio do Atacadão, tendo a disposição espaço para treinamento.

Confundido com ladrão, homem causa acidente e acaba agredido
Flávio Guimarães Fernandes, 39 anos, foi confundido com ladrão e agredido por moradores após se envolver em acidente. O caso aconteceu na madrugada d...
Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions