A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

28/07/2014 11:30

Para comemorar Dia das Hepatites Virais, Saúde intensifica vacinação e exames

Aliny Mary Dias

Comemorado nesta segunda-feira (28), o Dia Mundial das Hepatites Virais é motivo da intensificação de vacinação para prevenir a hepatite B. Coordenada pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a ação conta ainda com testes para diagnóstico das hepatites B e C.

Tudo está sendo feito nas Unidades de Pronto Atendimento Coronel Antonino, Universitário e Vila Almeida, centros regionais de Saúde Guanandy, Aero Rancho, Tiradentes e Moreninha, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Centro de Doenças Infecto-parasitárias (Cedip).

Um dos objetivos da pasta é fazer o diagnóstico precoce e ainda informar aos usuários sobre o tratamento das hepatites. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece vacina contra a hepatite B em qualquer unidade de saúde para pessoas com até 49 anos.

A imunização é de graça, porém a só é efetiva quando se toma as três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.

De acordo com o Ministério da Saúde, entre as formas de transmissão das hepatites estão o contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus, no caso do tipo A. A hepatite do tipo B é sexualmente transmissível.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions