A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

15/06/2011 18:09

Para ver eclipse lunar “de perto”, observatório é montado na UFMS

Ana Paula Carvalho e Paula Maciulevicius
Eclipse lunar durou cerca de uma hora. (Foto: Marcelo Victor)Eclipse lunar durou cerca de uma hora. (Foto: Marcelo Victor)
Homem vê eclipse em observatório montado na UFMS. (Foto: Marcelo Victor)Homem vê eclipse em observatório montado na UFMS. (Foto: Marcelo Victor)

Quem olhou para o céu no fim da tarde desta quarta-feira (15) ficou maravilhado com o aspecto da lua que apareceu no céu com uma cor avermelhada antes do inicio do eclipse que começou aproximadamente às 17h.

O eclipse lunar que pode ser visto em Campo Grande. O fenômeno dura cerca de uma hora e acontece duas vezes ao ano, quando a Terra, o Sol e a Lua ficam no mesmo eixo, impedindo que a luz do Sol seja refletido na Lua.

Para facilitar a visibilidade, o clube de astronomia Carl Sagan da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, montou dois telescópios em frente ao bloco 5. Formou-se fila para olhar pelo equipamento e ver o fenômeno “mais de perto”. A iniciativa também serviu para divulgar o curso.

Quem passou pelo local acabou ficando curioso e resolveu dar uma olhada. Foi o que aconteceu com a estudante de Engenharia Civil, Viviane Ikeda, 19 anos. Ela viu pela televisão que haveria o eclipse e quando chegou à universidade reparou a movimentação e parou para ver. “Eu achei muito bacana colocarem os telescópios. Isso atraiu as pessoas”, diz.

Segundo o monitor do clube, Leandro Neudi, colocar os equipamentos para as pessoas verem o eclipse acabou chamando atenção para o curso. “Nós sabíamos do eclipse e resolvemos colocar os telescópios. Serviu como um chamariz para a astronomia”, afirma.

O fenômeno também pode ser acompanhado ao vivo pelo Twitter.



Sensacional a iniciativa da galera do Clube de Astronomia Carl Sagan. Não esqueçam que dia 23 é aqui em Aquidauana. II Anarco Espacial "Mais Profunda do Céu à Terra'.
Abraços do Luiz - Saudações Anárquicas
 
luiz eugenio de arruda em 15/06/2011 08:02:32
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions