A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

26/12/2015 13:12

Patrimônio histórico do Estado, Casa do Artesão sofre com abandono

Michel Faustino
Casa do Artesão, localizada no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Calógeras, Centro da Capital, sofre com o abandono.Casa do Artesão, localizada no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Calógeras, Centro da Capital, sofre com o abandono.

Importante patrimônio histórico de Mato Grosso do Sul sofre com o abandono. Construída em 1923 para ser residência e comércio, a Casa do Artesão, localizada na Rua Calógeras, Centro da Capital, há muitos anos não é revitalizada e a edificação que guarda a cultura do Estado em forma de artesanato sucumbe às intempéries do tempo.

Leitor do Campo Grande News enviou vídeo que mostra um pouco desta situação. As imagens gravadas na tarde de ontem (25), durante a chuva, mostram uma verdadeira cachoeira que nasce do teto próximo à entrada e faz com que a água tome conta de todo o prédio.

 

 

A gerente da Casa, Katienka Klaine, admite que a situação é antiga, sendo fruto do descaso e omissão do Poder Público. Ela ressalta que já existe um projeto de revitalização em discussão com o atual governo, de Reinaldo Azambuja (PSDB), que promete por fim a este problema.

Ela informou que uma reunião deve ocorrer na próxima segunda-feira (28) entre a direção da Casa e representantes da Fundação de Cultura de MS.

“Esse problema é fruto do descaso do último governo. Agora vamos discutir com a Fundação para ver o que podemos fazer, principalmente para resolver esse problema do telhado, que é mais urgente”, disse.

História - A Casa do Artesão de Campo Grande tem como objetivo principal desenvolver serviços públicos que auxiliem e fomentem as atividades artesanais no Estado de Mato Grosso do Sul.

Construída entre 1918 e 1923 sob as ordens de Francisco Cetraro e Pasquele Cândida, com projeto do engenheiro Camilo Boni, a Casa do Artesão foi inaugurada em 1 de setembro de 1975, reinaugurada em 1990 após restauração e revitalização. A edificação é tombada como patrimônio histórico estadual.

Homem foge de briga, se envolve em acidente e acaba agredido por moradores
Homem de 39 anos foi agredido por moradores após se envolver em acidente. Flávio Guimarães Fernandes foi confundido com ladrão e acabou agredido por ...
Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...
Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions