ACOMPANHE-NOS    
JUNHO, TERÇA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Período de chuvas constantes faz aumentar manutenção em rede de esgoto

Por Nyelder Rodrigues | 29/12/2016 21:37
Dezembro registrou aumento substancial de casos de manutenção no esgoto (Foto: Divulgação)
Dezembro registrou aumento substancial de casos de manutenção no esgoto (Foto: Divulgação)

A Águas Guariroba registra aumento que passa de 200 casos por mês de manutenções na rede de esgoto em Campo Grande com a chegada do período de chuvas, normalmente associado ao verão. Nos serviços, são realizadas desobstruções da tubulação.

De acordo com a concessionária responsável pelo saneamento básico da Capital, o mau uso da rede é o responsável por tais problemas, já que existem vários imóveis com ligações irregulares, lançando águas pluviais ao esgoto.

De acordo com a coordenadora de serviços da Águas, Maira Tiguman, o número de ocorrências por extravasamentos na rede de esgoto chegou a 755 casos em dezembro. "No mês de junho, quando tivemos pouca chuva, tivemos 446 casos de extravasamentos da rede de esgoto na cidade. Em dezembro o número saltou para 755", revela.

Ainda conforme Maira, é importante que os imóveis façam a conexão correta da tubulação de esgoto para a rede pública para evitar os extravasamentos, que representam perigo de contaminação para a população.

"A forma correta de planejar a rede interna de esgoto é prever a instalação de caixas de gordura e de passagem e sempre lançar a água da calha e dos quintais na rede pluvial. A tubulação de esgoto não está preparada para receber água das chuvas", frisa.

Outros transtornos - Além de vazamentos, o uso incorreto da rede de esgoto pode gerar transtornos como mau cheiro dentro da residência e entupimento dos sanitários e ralos. Outra ação importante que contribui para o bom funcionamento da rede de esgoto é não jogar restos de alimento e óleo na pia da cozinha ou lixo nos ralos e vaso do banheiro.

"Material indevido lançado na rede de esgoto também provoca extravasamentos", alerta a coordenadora de serviços da Águas Guariroba, acrescentando que a empresa deve ser informada imediatamente em caso de retorno de esgoto para casas.

Para solicitar o serviço de manutenção, basta entrar em contato pelo teleatendimento nos telefones 0800-642-0115 ou 115 ou pelo Whatsapp (67) 99123-0008. As equipes de atendimento também estão disponíveis através do site e da fan page da empresa no Facebook.

Em casos de ligação irregular de água de chuva na rede de esgoto em um imóvel, a concessionária faz o registro e encaminha para a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), podendo a situação render inclusive multa para quem estiver irregular.

Nos siga no Google Notícias