A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Junho de 2018

30/05/2011 22:31

PM coloca policiais em ônibus para tentar diminuir ocorrências de roubo

Ana Paula Carvalho

Policiamento ostensivo nas linhas de ônibus coletivo começa hoje

A partir de hoje, um efetivo de aproximadamente 100 policiais militares garantirá a segurança e a tranquilidade dentro dos ônibus transporte urbano de Campo Grande. Pelo menos essa é a intenção do comandante da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos.

A decisão de colocar policiais fardados e a paisana dentro dos veículos aconteceu por conta da grande quantidade de roubos a ônibus nos últimos meses. Desde o começo do ano até essa segunda-feira, foram registradas 236 ocorrências.

Segundo a PM, uma estatégia será montada para garantir que o policiamento aconteça, principalmente, nas linhas e horários com mais registro de ocorrências.

Além do policiamento nas linhas, a PM também reforçará as rondas próximo a terminais e pontos de ônibus. A abordagem também será itensificada.

Roubos frequentes- Nas últimas semanas os roubos a ônibus tem se tornado ainda mais frequentes.

30/05- Um homem armado com uma faca assalta um ônibus no Jardim Centenário. O coletivo da empresa Jaguar, que fazia o itinerário Lageado/Dom Antônio/ Terminal Morenão, trafegava pela rua Lagoa da Prata, quando às 9h50min, um homem embarcou e anunciou o assalto. O veículo parou em um ponto de embarque e desembarque e o bandido, se passando por passageiro, entrou no ônibus, com uma faca ameaçou o motorista e roubou R$ 128,80.

29/05- Por volta das 22h40, no bairro Vespasiano Martins um homem armado se passando por passageiro assaltou o ônibus da Viação Cidade Morena, que faz a linha 109. De acordo com a polícia, o ladrão entrou no veículo e aguardou o motorista dar partida para anunciar o roubo. Armado, ele pegou todo o dinheiro, cerca de R$ 50 reais, e fugiu do local a pé. O segundo roubo aconteceu por volta das 23 horas. Um rapaz aparentando ter 20 anos entrou no veículo também da Viação Cidade Morena no bairro Universitário e anunciou o assalto. Ele estava armado com uma faca. Depois de pegar o dinheiro que estava no caixa, em uma pasta e do bolso do motorista do coletivo fugiu do local.

28/05- Dois ônibus do transporte coletivo de Campo Grande foram assaltados em questão de minutos na região do bairro Aero Racho, na tarde deste sábado. A primeira ocorrência aconteceu por vota das 15h35 na rua Rachel de Queiroz, próxima a rua da Divisão. Um homem entrou no veículo da empresa Serrana e armado com uma faca anunciou o assalto. Em seguida, pegou todo o dinheiro do caixa e fugiu do local. Já às 15h39 foi a vez do ônibus da empresa Jaguar que faz a linha 311 (Coophavila ao Aero Rancho) ser alvo de ladrão. Um homem fez sinal de parada na rua Itaporã, bairro Vila São Jorge da Lagoa, e ao entrar no veículo, fez menção de estar armado e rendeu o motorista. O ladrão fugiu levando o dinheiro que havia no caixa do coletivo.

26/05 – Ontem, por volta das 21h30, o ônibus da Viação Cidade Morena que faz a linha 502 foi assaltado por um homem armado com uma faca. Conforme consta no boletim de ocorrência, o ladrão estava no ponto localizado na rua Vila Nova Artigas quando fez sinal de parada. Ele entrou no veículo e anunciou o assalto mostrando uma faca para o motorista. Em seguida, pegou todo o dinheiro do caixa e fugiu do local.

22/05- Um adolescente de 15 anos foi apreendido depois de esfaquear um motorista do transporte coletivo. O crime aconteceu no Jardim Anache, em Campo Grande. De acordo com a Polícia Militar, o motorista foi esfaqueado no braço durante o assalto ao ônibus.Para assaltar o coletivo, o adolescente contou com a ajuda de Luiz Fernando Maciel, de 23 anos.

17/05- Policiais da DERF (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos) prenderam Celso Marcolino dos Santos, 23 anos, conhecido como Tiziu, acusado de assaltar 16 ônibus do transporte coletivo ocorridos na região dos bairros Aero Rancho, Guanandi e Tijuca. De acordo com a polícia, Celso foi preso em flagrante por policiais militares no último dia 9 de maio, após assaltar um ônibus da Viação Cidade Morena, na Avenida Tancredo Neves.

Armado com faca, bandido assalta ônibus em plena manhã no Centenário
Dinheiro foi roubadoMais um ônibus do transporte urbano de Campo Grande foi assalto nesta segunda-feira. O crime aconteceu em plena manhã, no Jardim...
Dois ônibus do transporte coletivo são assaltados neste domingo na Capital
Bairro Aero Rancho é o campeão em ocorrências Dois homens do transporte coletivo foram assaltados neste domingo (29) em Campo Grande.Por volta das 2...
Em questão de minutos, dois ônibus são assaltados na região do Aero Rancho
Ladrões levaram todo o do dinheiro do caixa dos coletivosDois ônibus do transporte coletivo de Campo Grande foram assaltados em questão de minutos n...
Mais um ônibus coletivo é assaltado no bairro Aero Rancho
Ladrão roubou todo o dinheiro do caixaÔnibus do transporte coletivo estão frequentemente sendo alvo de bandidos no bairro Aero Rancho, em Campo Gran...


Como usuária dos transportes públicos, "Parabenizo o Comandante" pela atitude inteligente, simples, barata e estratégica. Mas precisamos estar alerta que esta não deve ser a única, e sim um conjunto delas envolvendo outras Políticas Públicas. Vejo que os assaltos aumentaram significativamente a partir das retiradas dos Cobradores passando a função ao motorista que ficando com o Caixa logo na entrada do ônibus, vem facilitar assim a ação dos mesmos e deixa o motorista em situação de dupla responsabilidade e muito vulnerável. O que vem a ser economia para os empresários dos transporte reduzindo seus custos em empregos, expõe a população a situação de risco até porque tira atenção e agilidade do motorista. A promessa de retirar de circulação o dinheiro também é recorrente, estamos esperando...mas qdo eles não tiverem mais o dinheiro circulando, seremos Nós o Alvo, ou os Postos de Recarga do Cartão...como são hj os Cxs Eletrônicos. Aí com certeza a Polícia já terá pensado em outra Estratégia...mas por h será muito bem vinda !! Nossos dias será a partir de agora mais tranquilos e seguros.
 
Ana Paula Medeiros em 31/05/2011 10:48:39
Só roubo ou também verificará outros delitos como venda de cd pirata perto dos pontos, banquinhas do jogo do bicho, ou outros temas que são delitos e na cara de todos.
Os Cosme e Damião andam pelas calçadas e quase tropeçam nos vendedores de "produtos desencaminhados" e passam em frente das barracas e nada.
Cade o vereador que fez aquela lei. PQ ele não conversa com o Comando e solicita um empenho melhor?
Ou temos que filmar e postar no youtube que todos passam e ninguém finge q vê?
 
Orlando Lero em 31/05/2011 10:36:11
Ainda bem que a policia vai entrar em ação!
Já estava na hora.
Parabens por essa atitude!
 
Anderson silva em 31/05/2011 09:08:44
Enquanto os policiais "passeaim"(**contra vontade ,é claro) dentro dos ônibus,a outra parte da população fica sem proteção.isso é uma "grannnnnnnnnnde"idéia de cabeças altamentes pensantes,nunca ouvi dizer que isso fosse diminuir e ou acabar com furtos,roubos e outros,não adiantará nada,pois todos nés sabemos que 90% dos roubous e ou furtos são feitos por "MENORES"e nossa Lei ampara estes "adolescentes infratores".Policia tem que estar em bairros,de camburão e com certeza "eles" sabem
onde é mais perigoso e tem maior quantidade de roubos,furtos e outros,ou será que o ladrão vai ser BURRO o bastante para entrar em um ônibus vendo o policial lá dentro??Olha acho isso uma vergonha,pois estarão previlegiando Empresas de ônibus,pois todos pagamos impostos,e neste caso não estão defendendo á população e sim uma determinada Classe da Sociedade,então sendo assim quero um Pm de frente a minha rua,para evitar os "assaltos".
 
Ricardo Lemos Terra em 31/05/2011 09:08:22
Todo ano vejo a mesma ladainha e não resolvem nada. Outra coisa absurda é abordar ônibus, o péba que vai roubar não fica andando de ônibus até anunciar o assalto, já fica pelas imediações...
 
mario sergio em 31/05/2011 09:01:33
Parabéns ao Governo do Estado por investir como nunca em POLICIAMENTO PREVENTIVO. Agir com INTELIGÊNCIA é a estratégia para combater a criminalidade. Mas, ainda faltam investimentos no SISTEMA PENITENCIÁRIO e POLÍCIA JUDICIÁRIA (civil). Essas duas engrenagens precisam funcionar com eficiência para fazer valer o sentimento de JUSTIÇA.
 
Gilberto Ramos em 31/05/2011 08:49:37
Pelo que eu conheço do cel David, comandante da policia militar, a lucy pode ficar tranquila. O homem é sério e cumpre o que fala. Quem o conhece, como eu, sabe o que estou falando. Ele não promete o que não pode cumprir e, quando isto acontece, diz "não" com muita educação. Ele só é implacável com os bandidos, como tem que ser mesmo. Como fazemos parte de uma entidade que tem parceria com a pm e temos muito contato com o coronel posso garantir que o bicho vai pegar com os que atacam os onibus. Solte as feras, comandante!
 
vitor ortiz em 31/05/2011 08:25:11
Meus parabens Comandante Carlos pela a sua iniciativa, pois 100 policiais ja dara pra oferecer mais tranquilidade, segurança e proteção tanto aos passageiros quanto aos motoristas e cobradores de onibus que trabalham arduamente para servir a comunidade. Ja chega de ver esses bandidos assaltando os onibus diariamente, e colocando em risco a vida de todos ja que eles nao tem respeito nem pela deles. Espero que a policia consiga prender esses vermes e os tirem de circulaçao de vez, pois so assim as pessoas terao de volta o sossego que ha muito tempo nao o tem. Por favor, deixo aqui o meu pedido, quando vcs pegarem esses vagabundos nao os levem presos, aproveitem para consumirem com eles da face da terra, pois com certeza nao os fara falta nenhuma, muito pelo contrario, a populaçao agradecera imensamente. Espero que essa iniciativa seja bem sucedida e nao dure apenas 1 ou 2 meses, pois pagamos nossos impostos e merecemos ter segurança durante nossos percurssos de ida e volta para casa. Parabenizo mais uma vez o Comandante Carlos e desejo boa sorte aos policiais envolvidos nessa missao, na verdade se todos os comandantes pensasse um pouquinho mais no bem estar do povo trabalhador, essa bandidagem nao estaria tao abusada assim. Espero que eu nao volte daqui um mes para criticar ou retirar os meus parabens.
 
Lucy Santos em 31/05/2011 08:16:15
Foi prometido na TV pelo Sr. Diretor da Assetur em 6 meses o fim da circulação do dinheiro dentro dos coletivos, isso foi dito em uma entrevista à TV Morena em meados de agosto do ano passado, hoje vemos que aumentou a circulação de dinheiro devido não termos mais horários e tarifas diferenciados para uso do cartão, pior ainda é a falta de pontos de recarga o que dificulta o usuário do serviço em fazer uso de cartão, vemos então que não é só colocar policia dentro do ônibus, mais também cabe aos responsáveis um melhor planejamento do quesito pagamento da passagem.
 
Oswaldo Benites em 31/05/2011 08:01:59
Parabens... boa iniciativa da PM.
 
Lucas Gonçalves em 31/05/2011 08:00:47
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions