ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Capital

PM terá cartilha para orientar tropa sobre violências contra a mulher

Comandante-geral da corporação quer que texto ajude policiais militares a melhorar atendimento em casos de violência de gênero

Rafael Ribeiro | 11/08/2017 09:00
Comandante Waldir Acosta quer corporação apta a atender mulheres vítimas da violência (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)
Comandante Waldir Acosta quer corporação apta a atender mulheres vítimas da violência (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)

Com a repercussão nacional ganha com o assassinato da musicista Mayara Amaral, 27 anos, ocorrido no final de julho, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul vai montar comissão interna para elaborar uma cartilha buscando orientar a corporação a identificar e melhor atender casos de violência contra as mulheres no estado.

A decisão foi anunciada na edição da última quinta-feira (10) do Diário Oficial do Estado, pelo comandante-geral da PM, coronel Waldir Ribeiro Acosta.

Segundo o Campo Grande News apurou, o objetivo será o de atualizar os policiais militares no que diz respeito ao atendimento às mulheres e a identificação da tipificação da violência de gênero, incluindo a tipificação de assassinatos com feminicídio.

A medida vem após a polêmica gerada no caso de Mayara, em que entidades de defesa das mulheres cobraram a Polícia Civil pelo não registro da morte da musicista como feminicídio, mas sim como latrocínio (morte em assalto).


O comando-geral da PM quer que os policiais tenham conhecimento para identificar, de imediato, a tipificação de crimes contra as mulheres e oferecer um atendimento mais adequado e preparado.


De acordo com o texto do Diário Oficial, o prazo para a elaboração da apostila será de 60 dias. Quatro oficiais da PM integrarão a comissão, sendo obrigatoriamente duas mulheres.


É a segunda comissão criada internamente na PM neste mês para regulamentar a atuação de policiais nas ruas.


Na última semana, coronel Acosta já havia pedido a formação de uma comissão para elaborar normas e métodos de atuação da corporação em todo o Estado.


O objetivo, segundo Acosta, é padronizar a conduta da PM, obrigando métodos de atuação semelhantes em todos os lugares.


Goiás, São Paulo e Minas Gerais são alguns dos estados que já adotam a padronização de conduta e método de trabalho e serviram de modelo para o formato que deve ser implantado em Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias