A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

19/08/2014 13:28

Polícia exuma corpos de vítimas da quimioterapia; investigações continuam

Renan Nucci
Delegada e policias conversam com familiares de vítima de quimioterapia na Santa Casa (Foto: Marcelo Calazans)Delegada e policias conversam com familiares de vítima de quimioterapia na Santa Casa (Foto: Marcelo Calazans)

A 1ª Delegacia de Campo Grande concluiu na manhã desta terça-feira (19) parte importante do processo de apuração acerca das mortes de três mulheres na oncologia da Santa Casa. Exumados há pouco mais de uma semana, os corpos de Carmen Insfran Bernard, 48 anos, e Maria da Glória Guimarães, 61 anos, foram inumados (sepultados novamente) nos cemitérios Memorial Park e Cruzeiro, respectivamente, após coleta de material para análise.

Segundo a delegada Ana Cláudia Medina, responsável pelas investigações, o objetivo no processo foi o de identificar se havia alguma substância nos corpos das vítimas, que pudessem auxiliar no trabalho de apuração -  a medida foi adotada porque não foi feita necrópsia. Amostras das vísceras, unha, pele e cabelo foram levadas ao IML (Instituto Médico Legal) da Capital; dentes e ossos foram encaminhados para fora do Estado, provavelmente para São Paulo. 

“Agimos rápido para que os corpos pudessem nos fornecer materiais em boas condições de análise. As amostras foram encaminhadas e agora aguardamos os resultados dos exames, para que possamos ter ainda mais informações sobre o que possa ter acontecido com as mulheres”, disse a Medina.

Ontem (18), familiares de Margarida Isabel de Oliveira, 70 anos, procuraram a delegacia para registrar ocorrência. A mulher fez quimioterapia no mesmo período que as vítimas, apresentou reações adversas, mas conseguiu se recuperar. Sendo assim, foi instaurado inquérito por lesão corporal grave por exposição a perigo de vida.

As investigações prosseguem enquanto os laudos da perícia não são concluídos. Nos próximos dias a delegada deve ouvir médicos que tiveram envolvimento no tratamento das mulheres, e inclusive, Margarida, assim que ela tiver condições. A terceira vítima, Norotilde Araújo Greco, 72 anos, teve o corpo exumado e inumado no mesmo dia, semana passada. A três morreram entre os dias 10 e 12 de julho, após sessões de quimioterapia na Santa Casa.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions