ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Por bueiros, defensoria quis sequestrar verba da prefeitura

Medida extrema foi buscada diante da resistência do poder público em fazer serviços

Aline dos Santos | 21/10/2022 10:37
Bueiro sujo no Bairro Santo Amaro, bairro onde há ordem judicial para limpeza. (Foto: Henrique Kawaminami)
Bueiro sujo no Bairro Santo Amaro, bairro onde há ordem judicial para limpeza. (Foto: Henrique Kawaminami)

Diante da dificuldade de conseguir que a prefeitura de Campo Grande cumpra decisões para a manutenção dos bueiros, a Defensoria Pública já até tentou uma medida extremada: ordem judicial para sequestrar dinheiro público e contratar uma empresa que execute o serviço. Segundo o defensor público Amarildo Cabral, os pedidos foram indeferidos pelo Judiciário.

“Pedi para que pudesse sequestrar valores do município e a Defensoria promovesse a limpeza. Como no caso dos medicamentos, que a gente consegue a decisão, compra e prova no processo. Mas no caso dos bueiros, a Justiça não tem deferido porque é obrigação do município”, diz Cabral.

O defensor é autor da ação em que a prefeitura foi condenada a fazer a limpeza dos sumidouros no Bairro Santo Amaro quinzenalmente e sempre após cada chuva forte. Porém, na prática, a reportagem verificou que bocas de lobo tomadas por sujeira é retrato rotineiro e o trabalho de limpeza vem mesmo dos braços dos moradores. Segundo eles, a manutenção é realizada somente nas principais avenidas.

Diante do descumprimento, a Defensoria Pública entra com uma segunda ação, desta vez cobrando a execução da decisão judicial. “Entramos com ação para obrigar a limpar”.

Segundo Cabral, o poder público justifica que não tem condições financeiras de fazer a manutenção de todos os bueiros. “Acabam fazendo, mas devagarinho”.

Com 80 mil bueiros pela malha urbana e alta de furtos para revenda do ferro, as tampas das bocas de lobo acabam repostas somente após acidentes e até óbito.

Publicado em 27 de dezembro de 2013, o Plano Municipal de Saneamento de Campo Grande informa que “considera-se prioridade a limpeza das bocas de lobos de locais que costumam alagar em dias de ocorrência de chuvas fortes”.

O documento também menciona que, em termos de frequência, as bocas de lobo devem ser limpas quinzenalmente e sempre após cada chuva.

A prefeitura informou que a limpeza das unidades de bocas de lobo do Bairro Santo Amaro é realizada dentro do cronograma e que já está previsto novamente o serviço para a próxima semana.

"Ressaltamos que quando se faz a programação de limpeza, inclui-se todas as ruas dos bairros além dos pedidos remetidos a esta  secretaria, não somente às avenidas principais", aponta a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).

Nos siga no Google Notícias