ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Prazo menor para leilão não altera cemitério de 14 mil veículos do Detran

Na área extensa, sujeita a sol e chuva, 14.811 veículos criam raízes em Campo Grande

Aline dos Santos | 05/10/2017 10:20
Pátio do Detran visto do alto, com mais de nove mil motos. (Foto: Fly Drone)
Pátio do Detran visto do alto, com mais de nove mil motos. (Foto: Fly Drone)

Apesar de mudança na lei para acelerar o leilão de veículos apreendidos, o pátio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) em Campo Grande se cristaliza num cenário de cemitério de carros. Na área extensa, sujeita a sol e chuva, 14.811 veículos criam raízes.

Numa miscelânea de vestígios dos antigos donos, quem circula nas lápides automotivas se depara com jornal amarelado, documentos, garrafa de vinho em porta-malas destruídos, cadeirinha de bebê. Nas placas, predomina Campo Grande, mas também há veículos do interior e outros Estados.

No centro de um dos pátios, parte de 9.147 motocicletas preenchem o campo de visão. Pelos dados do Detran, os veículos são divididos em três tipos de estadia. Do total de 14.811, 498 veículos foram recolhidos há até 30 dias.

Na segunda classificação, que engloba o período de 31 a 90 dias, entram 755 veículos. Enquanto a maioria absoluta, exatos 13.558 já estão por lá há mais de 90 dias. O questionamento da reportagem sobre o veículo que está no local por maior período não foi respondido. 

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) passou por mudança em 2015. A alteração, válida a partir do ano passado, deu nova redação ao artigo 328, reduzindo de 90 dias para 60 dias o prazo para que o proprietário reclame o veículo.

Conforme a legislação, “o veículo apreendido ou removido a qualquer título e não reclamado por seu proprietário dentro do prazo de sessenta dias, contado da data de recolhimento, será avaliado e levado a leilão, a ser realizado preferencialmente por meio eletrônico”.

A maioria absoluta, exatos 13.558 veículos já estão no Detran há mais de 90 dias.(Foto: Marina Pacheco)
A maioria absoluta, exatos 13.558 veículos já estão no Detran há mais de 90 dias.(Foto: Marina Pacheco)

Diante do estoque de 14 mil veículos, o Detran informa que a intenção é fazer o máximo de leilões possível. Conforme a assessoria de imprensa, em 2015 foram dois leilões na modalidade desmanche.

No ano passado, foram sete leilões, sendo seis desmanche e um de reciclagem. Neste ano, o departamento fez três leilões, dois para desmanche e um para circulação.

Questionado sobre a redução do prazo de estadia dos veículos, o Detran foi sucinto. Conforme a assessoria de imprensa, o órgão está mudando o sistema web de leilão e já planejando os próximos leilões.

Após operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), realizada em 29 de agosto, o departamento teve mudança de toda a cúpula. São investigados crimes de corrupção ativa e passiva, fraude em licitação, peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Veja vídeo dos pátios abarrotados do Detran:

TipoTotal
AUTOMÓVEL2395
CAMINHÃO50
CAMINHÃO TRATOR16
CAMINHONETE270
CAMIONETA77
CICLOMOTOR324
MICROONIBUS2
MOTOCICLETA9747
MOTONETA1833
ÔNIBUS4
REBOQUE40
SEMI-REBOQUE14
SIDE-CAR3
TRICICLO2
UTILITÁRIO7
OUTROS27
Total14811
Nos siga no Google Notícias