A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

04/01/2012 11:13

Prefeito apresenta o Ônibus de Orgânicos, que irá visitar os bairros da Capital

Paula Vitorino e Wendell Reis

Projeto vai levar conscientização ambiental para as escolas e feira de orgânicos para os moradores dos bairros

Ônibus funcionará como uma feira de orgânicos ambulante. (Foto: Simão Nogueira)Ônibus funcionará como uma feira de orgânicos ambulante. (Foto: Simão Nogueira)

O prefeito Nelson Trad Filho lançou oficialmente na manhã de hoje o Ônibus de Orgânicos, em solenidade na Praça do Rádio Clube. O projeto quer unir conscientização ambiental e desenvolvimento econômico dos agricultores.

O Ônibus funcionará como uma feira ambulante, com capacidade para armazenar 300kg de produtos orgânicos,divididos em boxes. O veículo irá percorrer os bairros da Capital, passando por todas as escolas da rede municipal.

A visita será feita toda quinta-feira da semana. Equipes da Prefeitura irão oferecer aos alunos das escolas palestras sobre os produtos orgânicos, que são produzidos sem agrotóxicos, e o cuidado com o meio ambiente. Os estudantes também vão receber apostilas com linguagem infantil sobre o tema.

No dia seguinte, o Ônibus volta para o bairro para comercializar os produtos entre os moradores. Cada pacote de verdura ou legume será vendido pelo valor simbólico de R$ 2.

“O valor dos produtos é bem menor que o praticado no comércio geral de orgânicos. Nosso objetivo é que o maior número de pessoas tenha acesso aos produtos”, explica o prefeito.

De acordo com a assessoria da Prfeitura, os trabalhos do ônibus devem começar em fevereiro pelas escolas de período integral e depois percorrer as demais escolas.

Os produtos do Ônibus são cultivados pelos produtores da Agricultura Familiar, que já comercializa os orgânicos nas feiras realizadas na Praça do Rádio, toda quarta-feira, e no Paço Municipal, aos sábados.

O prefeito diz que a ideia de criar o Ônibus surgiu após muitos moradores manifestarem o desejo de que a feira fosse levada também para os seus bairros.

“Quando iniciamos o projeto dos orgânicos foi difícil, reunimos alguns agricultores, formamos a associação e começamos a criar as feiras. Agora, vamos levar os produtos para os bairros também”, diz.

O vereador Cristóvão Silveira (PSDB) lembrou que o projeto é mais uma iniciativa para levar alimentação saudável aos alunos. “Conseguimos a aprovação na Câmara do projeto da Cantina Saudável e agora o Ônibus vai levar educação ambiental para as escolas, conscientizando sobre a importância da alimentação saudável”, diz.

Já o governador André Puccinelli diz apoiar a iniciativa e ressalta que "são iniciativas simples como essa, mas inovadoras, que apresentam resultados. Com certeza os alunos irão guardar os ensinamentos sobre meio ambiente".

Em dezembro de 2008, a Prefeitura de Campo Grande firmou convênio com o Ministério da Agricultura, com objetivo de fomentar o processo de produção orgânica no município. Desde então, foi criada a associação dos produtores e as feiras de orgânicos.



ótima ideia
 
katia maria em 04/01/2012 04:41:42
Achei esse projeto do nosso Prefeito maravilhoso...só assim poderemos ter a oportunidade de consumir os produtos de qualidade, sempre qe podia ia na praça mas é contra mão pra gente qe mora no bairro, estou torcendo para qe dê certo.
 
Helena Spether em 04/01/2012 04:23:59
o caminho é esse, precisamos educar as crianças para que possamos termos no presente e futuro uma melhor qualidade de vida, pois os agroquímicos que consumimos diariamente com os alimentos com certeza sabemos que não fazem nada bem a saúde, devemos apoiar a iniciativa e valorizar os produtores que buscam outras alternativas sustentaveis de produção no meio rural.
 
Adelar Ferreira em 04/01/2012 04:19:15
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions