ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Prefeito diz que situação saiu do controle e vai ao MPF contra hospital

Ontem, Corpo de Bombeiros entrou ‘na marra’ na Santa Casa, que restringiu atendimento

Anahi Zurutuza e Mayara Bueno | 06/08/2017 11:09
Portão de acesso ao pronto-socorro fechado na manhã deste domingo (Foto: André Bittar)
Portão de acesso ao pronto-socorro fechado na manhã deste domingo (Foto: André Bittar)

Para o prefeito Marquinhos Trad (PSD), o “fechamento” da Santa Casa já se tornou situação fora do controle. Ele garantiu na manhã deste domingo (6) que vai nesta segunda-feira (7) pedir que o MPF (Ministério Público Federal) interfira para resolver o impasse.

Em vídeo publicado no Facebook, na manhã de ontem (5), o chefe do Executivo municipal afirmou que os repasses feitos à Santa Casa estão em dia e fez um apelo para que a diretoria do hospital reabra os portões de acesso ao pronto-socorro. “Essa crise, se Deus quiser, será passageira, mas o sofrimento será eterno para quem perder um ente querido. Sejam parceiros, abram as portas da Santa Casa”.

Em agenda pública neste domingo, Marquinhos voltou a comentar o assunto, mas garantiu que tomará agora medidas mais severas. “Nós vamos tomar medidas a partir de amanhã. Agora de uma vez por todas, uma apuração mais profunda. Está na hora de o MPF entrar na parada, de investigar. Vou conversar com eles pessoalmente para fazer uma auditoria geral nas contas da Santa Casa”, afirmou.

Ao comentar o ocorrido da noite deste sábado, quando dois funcionários foram detidos por impedirem a entrada de uma ambulância do Corpo de Bombeiros no pronto-socorro, o prefeito disse que a situação fugiu do controle. “Esta atitude foge ao bom senso. A direção está irredutível”.

Desde quinta-feira (3), o hospital está atendendo apenas paciente graves - ou seja, os encaminhados via central de regulação -, sob a justificativa de que está superlotada. De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, salas do centro cirúrgico estão sendo usadas como leitos.

Marquinhos Trad em entrevista ao Campo Grande News (Foto: André Bittar/Arquivo)
Marquinhos Trad em entrevista ao Campo Grande News (Foto: André Bittar/Arquivo)

Confusão – Na noite de ontem, dois funcionários do hospital foram presos porque não deixaram que o Corpo de Bombeiros entrasse com um pacientes.

Após o bate-boca com o porteiro e um fiscal do hospital, os bombeiros resolveram pular as grades e romper as travas dos portões da rampa de acesso ao pronto-socorro.

A tensão foi tanta que virou caso de polícia. Ao menos duas viaturas da PM (Polícia Militar) se deslocaram ao local e os dois empregados as Santa Casa foram levados à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento) do Centro.

Após o transtorno, o paciente foi recebido na unidade.

Na manhã deste domingo (6), o portão estava escorado por uma pedra. Segundo outro funcionário, que falou ao Campo Grande News na condição de ter a identidade preservada, o motor estragou e agora ele só abre manualmente.

Reveja o vídeo de pronunciamento do prefeito neste sábado: 

Nos siga no Google Notícias