ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Prefeito promete cumprir lei do piso e vai apresentar proposta na terça-feira

Richelieu de Carlo e Yarima Mecchi | 03/02/2017 19:31
Marquinhos Trad em reunião com representantes da ACP. (Foto: Divulgação/Assessoria)
Marquinhos Trad em reunião com representantes da ACP. (Foto: Divulgação/Assessoria)

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) prometeu a representantes da ACP (Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública) que pretende cumprir a lei do Piso Nacional para os professores. Segundo o presidente da entidade, Lucílio Nobre, ele também se comprometeu a apresentar uma proposta de reajuste à categoria na terça-feira (7).

Reunião, na manhã desta sexta-feira (3), marcou o início do diálogo a respeito do cumprimento da lei que trata do piso salarial dos professores da Reme (Rede Municipal de Educação). Os educadores pedem o pagamento do Piso Nacional, de R$ 2.298, para uma jornada de 20 horas.

Atualmente, a prefeitura cumpre com cerca de 75% deste valor, para quem está em início de carreira. Entretanto, Marquinhos se mostrou favorável a solicitação, porém, explicou estar no limite prudencial de pagamento dos servidores municipais que é regido pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).

“Estou preocupado não só com a valorização de vocês, como com a possibilidade de perder o controle do equilíbrio financeiro. Nós vamos dar uma proposta. Eu vou sentar com vocês e vou falar o que dá para fazer. Eu não vou barganhar”, afirmou Marquinhos.

O presidente da ACP, Lucílio Nobre, disse que o assumiu o compromisso de apresentar na próxima terça-feira (7), uma proposta de reajuste para a categoria. Ele diz estar otimista com a gestão atual da prefeitura, que, ao contrário da anterior, nunca apresentou uma proposta.

“Nunca foi escrito de fato uma proposta para a categoria. O único reajuste que tivemos nesses últimos anos foi levado direto para a Câmara”, afirma Lucílio, que fez referência ao reajuste de 3,31% aos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) apresentado pelo ex-prefeito Alcides Bernal (PP) ao Legislativo.

Diretores – Ainda segundo o presidente da ACP, foi definida, na reunião, a adoção de eleições para a escolha dos diretores das escolas municipais. A regulamentação, com os prazos e detalhes de como funcionará o pleito e o mandato dos eleitos, será apresentada à Câmara Municipal em 90 dias.

Para Lucílio, as eleições para os diretores vai garantir a continuidade dos projetos de trabalho propostos, ao invés de como acontece atualmente, em que ocorrem afastamentos por questões políticas.

“Às vezes, por indicações de vereadores e deputados se troca o diretor de uma determinada escola, o que interrompe os projetos que eram planejados”, explica Lucílio.

Nos siga no Google Notícias