ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Prefeito sanciona lei que permite uso de drones pela Guarda Municipal

Ricardo Campos Jr. | 06/10/2017 11:57

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), sancionou a lei que autoriza a Guarda Municipal do município a usar drones nas atividades de rotina. O texto foi publicado na edição desta sexta-feira (6) no Diário Oficial.

A ideia foi apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Delegado Wellington (PSDB). O uso das aeronaves não tripuladas, segundo ele, “tem como objetivo a fiscalização de bairros e comunidades de difícil acesso, vias públicas, praças e parques. A adoção da tecnologia é mais uma opção na prevenção e combate a criminalidade, bem como instrumento de tomada de decisão em eventos críticos”, diz a justificativa do projeto.

Outro fator que torna o drone um importante instrumento na ação da Guarda é a chance de enxergar os eventos de um ângulo que ao nível da rua não seria possível.

“Pode-se imaginar uma perseguição a pé de noite, com um Guarda Municipal sem veículos. O reforço chega com um drone equipado com uma câmera infravermelha de alta definição para ajudar na busca. Em segundos, o drone está no ar, fazendo buscas no perímetro pelos quintais, por qualquer sinal de calor ou de calor mais elevado, permitindo ao operador saber quem está correndo”, diz a justificativa do projeto de lei.

Contudo, caberá ao município regulamentar o uso do equipamento e ainda não há previsão para aquisição, que teria de ser incluída no planejamento orçamentário da prefeitura e da corporação. O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria da Guarda, que não atendeu às ligações.

Nos siga no Google Notícias