A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018

06/10/2017 11:57

Prefeito sanciona lei que permite uso de drones pela Guarda Municipal

Ricardo Campos Jr.

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), sancionou a lei que autoriza a Guarda Municipal do município a usar drones nas atividades de rotina. O texto foi publicado na edição desta sexta-feira (6) no Diário Oficial.

A ideia foi apresentada na Câmara Municipal pelo vereador Delegado Wellington (PSDB). O uso das aeronaves não tripuladas, segundo ele, “tem como objetivo a fiscalização de bairros e comunidades de difícil acesso, vias públicas, praças e parques. A adoção da tecnologia é mais uma opção na prevenção e combate a criminalidade, bem como instrumento de tomada de decisão em eventos críticos”, diz a justificativa do projeto.

Outro fator que torna o drone um importante instrumento na ação da Guarda é a chance de enxergar os eventos de um ângulo que ao nível da rua não seria possível.

“Pode-se imaginar uma perseguição a pé de noite, com um Guarda Municipal sem veículos. O reforço chega com um drone equipado com uma câmera infravermelha de alta definição para ajudar na busca. Em segundos, o drone está no ar, fazendo buscas no perímetro pelos quintais, por qualquer sinal de calor ou de calor mais elevado, permitindo ao operador saber quem está correndo”, diz a justificativa do projeto de lei.

Contudo, caberá ao município regulamentar o uso do equipamento e ainda não há previsão para aquisição, que teria de ser incluída no planejamento orçamentário da prefeitura e da corporação. O Campo Grande News entrou em contato com a assessoria da Guarda, que não atendeu às ligações.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions