ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Projeto misterioso de rede de fibra ótica está ligado a segurança pública

Fiação está sendo instalada na Capital para a Telebras; empresa contratada não pode dar detalhes

Anahi Zurutuza | 07/02/2017 16:25
Equipamento funcionando no cruzamento das ruas da Paz com a Alagoas nesta tarde (Foto: Marcos Ermínio)
Equipamento funcionando no cruzamento das ruas da Paz com a Alagoas nesta tarde (Foto: Marcos Ermínio)
Tubo metálico passou por baixo de calçada e saiu 120 metros depois (Foto: Marcos Ermínio)
Tubo metálico passou por baixo de calçada e saiu 120 metros depois (Foto: Marcos Ermínio)

O projeto é confidencial e da Telebras, segundo a Seteh Engenharia Ltda., empresa responsável pela instalação de uma rede de fibra ótica em Campo Grande, conforme mostrado na segunda-feira (6) pelo Campo Grande News. O restante é puro mistério: a empreiteira informou apenas que as obras estão relacionadas à segurança pública.

A presença das equipes da Seteh na Capital chamou a atenção por conta da máquina que é usada na perfuração do solo para o cabeamento “invisível”. Com um tubo metálico e um jato d’água, o equipamento vai abrindo espaço subterrâneo por uma pequena abertura, causando o mínimo de danos às calçadas e asfalto.

De acordo com informações dadas pela empresa nesta terça-feira (7), a tecnologia se chama “MND (Método Não-destrutivo) de perfuração com furo direcional”.

A instalação de 70 km de cabos – sendo 20 km subterrâneos – começou em novembro do ano passado e até o fim de março, ainda segundo a Seteh Engenharia, as seis frentes de trabalho devem terminar os serviços.

As equipes trabalharão em todas as regiões da cidade e já passaram por vias importantes como Afonso Pena, Duque de Caxias e várias localizadas no Centro.

Também por conta do sigilo contratual, a empresa não pode divulgar o valor do projeto.

A Seteh tem matriz em Goiânia (GO), mas atua em outros dez Estados. Conforme consta no site, ela tem contratos com o governo federal e empresas de telefonia.

Na Capital, a empreiteira também trabalha na ampliação a rede de fibra ótica do Programa Nacional de Banda Larga. Este contrato com a Telebras tem validade até setembro de 2018 e valor total de R$ 4,3 milhões.

Mais detalhes – Nesta segunda-feira, a reportagem conversou com um dos integrantes da equipe que trabalhava no cruzamento das ruas da Paz e Alagoas, que disse acreditar que o projeto se trata da instalação de uma central de telecomunicações. Ele disse que foram instalados cabos na Base Aérea de Campo Grande.

A reportagem tentou confirmar a informação com BACG que não é a “dona” do projeto. “Não temos nenhum projeto em vista para a instalação de uma central de telecomunicações”.

O CMO (Comando Militar do Oeste), que chefia o Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras, também nega ter relação com o projeto. “Procuramos informações acerca disso aqui em nossas organizações militares subordinadas e não houve contratação deste tipo de serviço pelo CMO”.

Nos siga no Google Notícias