ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Quatro promotores analisam inquérito sobre erro médico na quimioterapia

Luana Rodrigues | 12/08/2015 11:04
Inquérito tem mais de 10 mil páginas (Foto: Marcos Ermínio)
Inquérito tem mais de 10 mil páginas (Foto: Marcos Ermínio)

Quatro promotores do MPE(Ministério Público Estadual) analisam o inquérito da Polícia Civil, sobre um erro no tratamento de quimioterapia da Santa Casa, que pode ter causado a morte de quatro mulheres. O procedimento, com mais de 10 mil páginas, está sob responsabilidade do promotor Silvio Amaral Nogueira da 61ª Promotoria Especial Criminal, que dividiu a análise com mais três promotores. Caso o MPE decida denunciar os indiciados, eles podem ser condenados a pena de até 96 anos de reclusão.

Cinco pessoas foram indiciadas no caso, entre elas o médico José Maria Ascenço, dono da clínica que prestava serviços ao hospital, que vai responder por homicídio doloso e lesões graves.

Já farmacêutico Rafael Castro Fernandes vai responder por homicídio culposo por cada uma das mortes e pode ser condenado, por cada crime, a pena de 6 a 12 anos de reclusão. Pelo mesmo crime foi indiciado o médico Henrique Eses Ascenço, que era o responsável técnico pela clínica.

A farmacêutica Rita de Cássia Junqueira Godin foi indiciada por falsidade ideológica, porque registrava a manipulação dos medicamentos no período da tarde, apesar da mistura acontecer de manhã. E a enfermeira Geovana Carvalha Penteado, que chegou a realizar a manipulação dos produtos, foi indiciada por exercício irregular da profissão.

As investigações constataram que um erro – a troca de medicamentos, o Fluoroucil (5-FU) pelo Metotrexato– causou as mortes das pacientes Carmen Insfran Bernard, 48 anos, Norotilde Araújo Greco, 72, e Maria Glória Guimarães, 61, em julho do ano passado. A quarta vítima, Margarida Isabel de Oliveira, 70, morreu em 27 de janeiro deste ano, sete meses após a troca.

Nos siga no Google Notícias