ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Santa Casa diz que gasta 40 refeições por dia com PMs e pede hospital para preso

Nadyenka Castro e Aline dos Santos | 05/07/2013 15:17
Wilson Teslenco, em coletiva nesta sexta-feira. (Foto: Cleber Gellio)
Wilson Teslenco, em coletiva nesta sexta-feira. (Foto: Cleber Gellio)

Por causa da escolta de presos internados no hospital, a Santa Casa gasta, em média, 40 refeições por dia com policiais militares. Além de dar prejuízo aos cofres da unidade de saúde, a presença dos detentos causa constrangimento a outros pacientes. É o que diz a ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande).

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, o presidente da associação que administra a Santa Casa, Wilson Teslenco, disse que o atendimento a presos no hospital “é uma situação provisória a 20 anos”e que o ideal seria uma unidade de saúde somente para detentos.

Teslenco fala ainda que não dá para concentrar presidiários em um setor específico, pois apresentam patologias diferentes e que a unidade de saúde foi planejada para atender paciente e acompanhante.

Hoje há cinco presos internados na Santa Casa, média de 20 policiais por dia. Cada dois soldados cuida de um detento, que sai para folga após 12 horas de trabalho. A Santa Casa pretende negociar com a Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) as refeições dos detentos internos.

Ilustre - Os 62 dias de permanência de Dionathan Celestrino, o Maníaco da Cruz, na Santa Casa de Campo Grande já custaram R$ 279 mil. A estadia do paciente também atrai curiosos, em busca de uma foto do jovem que ficou conhecido por matar três pessoas em Rio Brilhante e deixar os corpos em formato de cruz. Ele deu entrada no hospital no dia 3 de maio e desde o dia 23 do mesmo mês teve alta médica, mas depende de ordem judicial para deixar o local.

Relatório - Estudo do Ministério Público sobre o sistema prisional do País denominado "A visão do Ministério Público sobre o Sistema Prisional Brasileiro" aponta que na maioria dos estabelecimentos penais de Mato Grosso do Sul há farmácias e que os detentos não são separados por patologia.

Nos siga no Google Notícias