ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Santa Casa realiza terceiro transplante de córneas somente neste ano

Último procedimento realizado pelo Banco de Olhos ocorreu na quinta-feira

Gabriel Neris | 12/02/2021 11:43
Profissional da Santa Casa durante transplante (Foto: Divulgação)
Profissional da Santa Casa durante transplante (Foto: Divulgação)

A Santa Casa de Campo Grande realizou neste ano três casos de urgência com indicação de transplante de córneas. O Banco de Olhos do hospital recebeu os tecidos doados por familiares de oito pacientes que tiveram morte encefálica declarada.

O terceiro transplante ocorreu na quinta-feira (11) em um paciente de 64 anos que teve a córnea perfurada devido a uma grave infecção ocular. A córnea tinha grau nove de comprometimento, em uma escala de zero a dez, e o paciente corria o risco de perder o globo ocular.

Neste caso, segundo o hospital, o tratamento clínico não apresentava efeito e foi indicado o transplante.

A próxima etapa do tratamento é evitar a rejeição da córnea, quando o paciente passará por visitas constantes ao ambulatório e ficar atento a alguns sintomas que podem surgir.

“Os primeiros seis meses são os mais importantes nesse tratamento. O sucesso do transplante depende também do cuidado que o paciente terá no pós-cirúrgico. Ele deve usar a medicação rigorosamente nos horários e dosagens indicados e buscar atendimento imediatamente, caso tiver sensação de corpo estranho (pode significar um ponto arrebentado), visão mais embaçada, vermelhidão, dor, fotofobia e lacrimejamento”, explica a médica oftalmologista Cristiane Bernardes.

De acordo com a Santa Casa, nos últimos três anos foram realizados 85 transplantes de córneas, sendo 24 somente durante a pandemia da covid-19.

Nos siga no Google Notícias