ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Saúde ganha reforço com nova frota e cadeiras para atendimento médico

Kleber Clajus | 08/12/2014 12:52
Novos veículos atualizam frota e foram adquiridos com recurso federal e de convênios (Foto: Marcelo Calazans)
Novos veículos atualizam frota e foram adquiridos com recurso federal e de convênios (Foto: Marcelo Calazans)
Olarte entregou chaves e ressaltou que convênios com instituições serão de repasses monetários para facilitar gestão (Foto: Kleber Clajus)
Olarte entregou chaves e ressaltou que convênios com instituições serão de repasses monetários para facilitar gestão (Foto: Kleber Clajus)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) apresentou, nesta segunda-feira (8), 102 veículos que irão reforçar ações de combate a dengue, vigilância em saúde e transporte de pacientes, além de cadeiras para atendimento em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs (Centros Regionais de Saúde). Parte dos itens foi adquirido por convênio com a universidade Anhanguera / Uniderp.

Gilmar Trevizan, secretário-adjunto da Sesau, explicou que 80 motocicletas foram adquiridas com recurso federal e serão destinadas as ações de controle a dengue e febre Chikungunya, sendo cinco delas para uso de técnicos do laboratório municipal. Outras seis, adquiridas com recurso de programa de odontologia, devem atender os consultórios da rede pública.

De contrapartida exigida pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), empresas também doaram oito ambulâncias. Elas vão atuar em atividades de serviço social (2), atendimento domiciliar (2), saúde mental (1), além dos distritos e uma entidade social.

No conjunto de equipamentos apresentados, a Uniderp / Anhanguera completou convênio deste ano com repasse de R$ 545,3 mil a Prefeitura Municipal. Na última etapa, a instituição doou quatro veículos Gol 1.0, cinco motos e 55 cadeiras para coleta, aférese e hemodiálise, além de um equipamento de raio-X que terá entrega concluída até o fim do mês.

Conforme a reitora da Uniderp/Anhanguera, Leocádia Aglaé Petry Leme, a contrapartida beneficia não apenas a sociedade, mas os acadêmicos que realizam práticas educacionais nas unidades de saúde.

Ao agradecer o empenho da equipe e de parceiros, o prefeito Gilmar Olarte (PP) pontuou que antes os convênios previam repasses em equipamentos e móveis, mas a partir do próximo ano a intenção é de que sejam monetários para facilitar a gestão e compra destes pela Sesau.

Nos siga no Google Notícias