ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Sem opções, população pede retorno de minizoológico ilegal em loja

Vinícius Squinelo | 28/07/2011 11:33

Animais em exposição foram apreendidos pela Polícia Federal

Animais eram atrativos para crianças, que não têm opções de lazer na cidade (foto: João Garrigó)
Animais eram atrativos para crianças, que não têm opções de lazer na cidade (foto: João Garrigó)

Depois da apreensão de vários animais silvestres que ficavam em exposição na loja Planeta Real, na avenida Afonso Pena, em Campo Grande, a população pede a volta do “minizoológico” e reclama de falta de opções de lazer na Capital.

“Sempre gostei muito, toda vez que trazia os netos para o centro vinha ver os animais, os dois amavam. Lá no bairro não tem nada para fazer, nenhum legar para passear com as crianças”, reclama Luzia Dias, de 40 anos, moradora do bairro Jardim Carioca, depois de fazer compras no estabelecimento.

Na última terça-feira, a Polícia Federal apreendeu 27 tartarugas, 3 marrecos, 30 ovos de marreco, 1 pirarucu, tilápias, pacus e cascudos, que ficam em um lago aos fundos da loja. O proprietário da Planeta Real ainda foi multado em R$ 10 mil, por não ter licença ambiental para criar ou expor os animais.

Na loja, hoje, o gerente não foi encontrado, e nenhum funcionário quis se manifestar sobre o caso.

Também fazendo compras no estabelecimento, o funcionário público Odair José Oliveira, 46 anos, também diz sentir falta dos animais. “Gostava muito, principalmente pra trazer o filho”, afirmou apontando para o pequeno Odair, 6 anos. A criança, tímida, lembra que o “peixe branco era o mais legal”.

“Queria que os animais voltassem, todos gostavam”, resume a auxiliar administrativa Maria do Socorro, 45 anos.

Por outro lado, a analista ambiental do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Ana Cristina, que acompanhou a ação da PF, afirmou que a apreensão foi realizada após denúncia.

“Alguém denunciou porque não gostava da situação dos animais, fora da natureza”, comentou Cristina. A analista ainda explicou que, por lei, os animais não podem ser expostos em um estabelecimento comercial, com o objetivo de atrair clientes.

O minizoológico está no local há bastante tempo e só foi alvo da ação após um vídeo no site Youtube denunciar a presença de um piracucu gigante no local.

Além da falta de licença ambiental, a PF informou que os animais eram mantidos em cativeiro em condições inadequadas. Todos os animais apreendidos foram para o Cras (Centro de reabilitação de Animais Silvestres).

Criação - quem deseja criar animais silvestres tem um leque de opções, sendo as principais:

Ter apenas como bicho de estimação: basta comprar o animal em um criador comercial autorizado;

Ter vários animais silvestres dentro da residência ou local doméstico: a pessoa pode ser um “mantenedor da vida silvestre”, e receber animais que, por exemplo, tenham sido apreendidos de traficantes. Neste caso, o interessado deve procurar o Ibama para orientação. É necessário também ter uma licença do Ibama, e os animais não são para visitação;

Ter vários animais para exposição: a pessoa deve criar um zoológico, também com autorização do Ibama.

Nos siga no Google Notícias