ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Sensação de noite mal dormida marca início de horário de verão na Capital

Muita gente comemora porque pode ser a última mudança do tipo no Brasil

Osvaldo Júnior e Mirian Machado | 15/10/2017 08:43
Relógio no centro de Campo Grande; horário de verão já está vigorando (Foto: Marcos Ermínio)
Relógio no centro de Campo Grande; horário de verão já está vigorando (Foto: Marcos Ermínio)

Acordar cedo no domingo em fim de feriadão não é nada prazeroso. A sensação é ainda pior no primeiro dia de horário de verão, com os relógios adiantados em uma hora. Ir ao trabalho e outros compromissos, como missa por exemplo, exigiu dose a mais de disposição, conforme contaram algumas pessoas, ouvidas pelo Campo Grande News. A preocupação em perder o horário aumentou o desconforto.

“Hoje foi difícil ter que acordar de madrugada”, disse o professor Marconi Ferreira, 39 anos. O dia do profissional (hoje, é Dia do Professor) começou com a desagradável sensação de noite mal dormida. “Não consegui dormir direito, preocupado com o horário. Acordei algumas vezes, mesmo sabendo que o meu celular muda automaticamente”, contou Marcoli, enquanto caminhava para a igreja em companhia da mãe, onde participariam da missa.

A trabalhadora doméstica Maria Vitorino dos Santos, 49 anos, também ficou, durante a noite e madrugada, preocupada em perder o horário. “Acabei acordando mais cedo, por causa do medo de me atrasar”, disse. “Nesse horário, eu fico perdida. Quando a gente começa a se acostumar, ele muda de novo. Não gosto não”, opinou.

Visão diferente tem o aposentado Paulo César Borges, 63 anos, que está entre os que gostam do horário de verão. “Assim, temos mais tempo para aproveitar o dia”, argumentou. Ele disse não ter problemas para acordar cedo, uma vez que, normalmente, levanta-se por volta das 4h.

Esse também é o horário que sai da cama outro aposentado, Pedro César Ribeiro, 73 anos. Para ele, a mudança de horário é indiferente. “Para mim, tanto faz. Eu já acordo cedo mesmo”, disse.

Economia – De modo comum, os entrevistados não acreditam que o horário de verão possa contribuir para economia significativa de energia no País. Nesse aspecto, estão de acordo com os números, que mostram que os ganhos econômicos têm sido menores, o que pode acabar de vez com a mudança a partir de 2018.

Conforme o governo federal, no ano passado, o horário de verão gerou economia de R$ 159,5 milhões, devido à redução do uso das usinas termelétricas. O valor é menor que o contabilizado em 2015, de R$ 162 milhões.

Nesta edição, o horário de verão, iniciado neste domingo, vigora até o dia 17 de fevereiro de 2018.

Maria também ficou, durante a noite e madrugada, preocupada em perder o horário.
Maria também ficou, durante a noite e madrugada, preocupada em perder o horário.

Dicas - Há estatísticas que indicam que até o índice de infartos aumenta na semana de alteração no horário, já que o organismo é obrigado a reagir mais cedo.

Por isso, os especialistas dão algumas dicas. A alteração deveria ocorrer gradativamente dias antes da mudança de horário, com todo mundo já acordando um pouco mais cedo a cada dia.

Mas se você é do tipo que resolveu aproveitar ao máximo o antigo horário, a orientação agora é investir na “higiene do sono”, o que significa preparar o quarto para uma noite bem dormida.

As dicas não são novidade. É preciso apagar todas as luzes e evitando o uso de computador e celular antes de ir para a cama. A luz emitida por esse tipo de aparelho dificulta a produção de melatonina, o hormônio que induz o sono.

Nos siga no Google Notícias