ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Servidor do TCE foi alvo da 2ª fase de operação contra Máfia do Cigarro

Gaeco cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Campo Grande na quarta-feira

Aline dos Santos e Danielle Valentim | 24/05/2018 10:56
Gaeco fez duas etapas de operação contra Máfia do Cigarro. (Foto: Danielle Valentim)
Gaeco fez duas etapas de operação contra Máfia do Cigarro. (Foto: Danielle Valentim)

A segunda etapa da operação Oiketicus, que investiga a ligação de policiais militares com a Máfia do Cigarro, teve como alvo servidor do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado). Conforme apurado pelo Campo Grande News, ele seria ouvido na manhã desta quinta-feira (dia 24) no Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).

O advogado Honório Suguita, do escritório Rene Siufi Advocacia, foi ao local e disse que atua na defesa do funcionário do Tribunal de Contas, mas só pode se manifestar depois de ter acesso à toda documentação.  

Ontem (dia 23), conforme o MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Campo Grande. As ordens judiciais eram relativas a uma mesma pessoa.

Na primeira etapa da operação Oiketicus, realizada em 14 de maio pelo Gaeco e Corregedoria da PM (Polícia Militar), foram cumpridos 20 mandados de prisão preventiva contra policiais, sendo três oficiais, e 45 mandados de busca e apreensão. O saldo total foi de 21 prisões porque um sargento acabou preso em flagrante.

A ação foi em 16 localidades: Campo Grande, Dourados, Jardim, Bela Vista, Bonito, Naviraí, Maracaju, Três Lagoas, Brasilândia, Mundo Novo, Nova Andradina, Boqueirão (distrito), Japorã, Guia Lopes, Ponta Porã e Corumbá.

No caso de outros 12 policiais, o Gaeco buscou provas por meio de mandados de busca e apreensão. “Já que as interceptações da comunicações telefônicas e demais diligências operacionais não estão sendo suficientes para desvendar todo o esquema criminoso”.

O relatório destaca que os investigados são policiais militares treinados, que preferem aplicativo de mensagem e evitam falar ao telefone, justificando, portanto a necessidade de apreensão dos celulares.

Dois núcleos – As apurações dividiram o esquema em duas frentes criminosas. A primeira agia na região de Bela Vista, Bonito, Guia Lopes da Laguna e Jardim, incluindo unidades no distritos de Alto Caracol e Boqueirão.

Os pontos eram estratégicos para a circulação de carretas e onde investigados no esquema usavam das patentes maiores para pressionar soldados e cabos a liberarem cargas de cigarros –nem sempre com resultado positivo, frisa a acusação.

O segundo núcleo abrangia as cidades de Dourados, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Iguatemi, Japorã e Eldorado. Conforme o Gaeco, a remuneração para os policiais variava de R$ 2 mil por mês a R$ 100 mil. Nome da operação, oiketicus é um inseto conhecido popularmente como “bicho cigarreiro”.

Nos siga no Google Notícias