ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Sesau desenvolve nesta quarta-feira ações de combate ao fumo

Francisco Júnior | 29/08/2012 07:58

No dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado nesta quarta-feira (29), a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realiza diversas atividades na Unidade Básica de Saúde da Família Parque do Sol, das 8h às 11h.

Durante toda a manhã várias atividades serão realizadas para tentar conscientizar a população sobre o vício do cigarro. A abertura será às 8h, com a participação do secretário municipal de Saúde, Leandro Mazina; o representante da Sociedade Brasileira de Cardiologia e a gerente técnica do programa de tabagismo da Sesau, Maria Leonete Simioli.

Será oferecido o aferimento da pressão arterial, orientação nutricional e de atividades físicas. O evento será abrilhantado por apresentação musical e sorteios de brindes. Está prevista também a entrega de certificados para os participantes do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo. São 120 certificados para quem já deixou de fumar há mais de seis meses.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta seja fumante. Isto equivale a 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina.

De acordo com o Vigitel 2010 ( Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por inquérito Telefônico), no conjunto da população adulta maior de 18 anos de Campo Grande, a frequência de fumantes foi maior no sexo masculino (22,2%) do que no sexo feminino (10,1%) e a frequência de adultos que declararam haver fumado no passado variou entre 26,2% homens e 20,3% mulheres.

Nos siga no Google Notícias