ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Sesau leva 70 agentes para combater a dengue no centro

Ana Maria Assis | 25/11/2010 15:46
Foto João carijó - As ações incluem blitz de orientação em semáforos e visitas em estabelecimentos comerciais
Foto João carijó - As ações incluem blitz de orientação em semáforos e visitas em estabelecimentos comerciais

Desde as 7h30 de hoje a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realiza ações do Dia D Contra a Dengue. Além de todas as unidades de saúde fazendo a orientação quanto aos cuidados para prevenir a doença, 70 pessoas estão espalhadas em grupos no centro da Capital orientando as pessoas e entrando em estabelecimentos comerciais para fiscalizar e orientar os proprietários.

Além da visita aos comerciantes, há grupos também em pontos estratégicos do centro, como em semáforos da Afonso Pena, distribuindo material educativo e mostrando faixas que alertam as pessoas com frases como: “O trabalho conjunto e ações simples controlam a dengue”.

O Camelódromo (Centro Comercial Centro Comercial Popular Marcelo Barbosa Fonseca) e o Mercadão Municipal de Campo Grande também receberam equipes da saúde que fizeram a orientação dos comerciantes e fiscalização dos locais. “É muito boa essa visita para relembrar aos comerciantes sobre os cuidados que devemos ter. Esta preocupação com a dengue para nós é diária, independente da época do ano”, afirmou Ismael Pinheiro de Carvalho, gerente administrativo do Mercadão.

Alcides Ferreira, coordenador municipal de controle de vetores, está no centro junto com os agentes coordenando o trabalho para a campanha. Ele afirmou que a ação dos 70 agentes está concentrada no “quadrilátero”, entre as ruas 15 de Novembro e Antônio Maria Coelho, e Rui Barbosa com Calógeras. “Nesta área, os agentes vão entrar nos comércios, conversar com o responsável e visitar os fundos dos estabelecimentos, que são aqueles lugares que podem ser mais propícios à dengue por ficarem escondidos”, explicou.

Estatísticas - A preocupação da Sesau com o combate à proliferação do mosquito é motivada pelos números alarmantes deste ano. Em 2009 pouco mais de cinco mil casos foram confirmados, já neste ano de 2010, que ainda nem terminou, o número se multiplicou, somando até agora 39.775 casos.

Ferreira lembrou, ainda, da preocupação com a Dengue tipo 4. Aqui em Mato Grosso do Sul ainda só tiveram casos confirmados da dengue tipo 1 e 2, no entanto, o coordenador acredita que há grande risco da chegada da dengue tipo 4 devido aos casos confirmados em Roraima. “Hoje em dia é muito fácil ocorrer a disseminação de um vírus. Todos viajam, o acesso de um estado a outro é facilitado”.

No material de divulgação da campanha, há dicas de prevenção da proliferação do mosquito:

- Descarte o lixo somente em locais adequados. Tampe os cestos e amarre os sacos corretamente.

- Coloque areia nos vasinhos de plantas.

- Limpe terrenos baldios e quintais.

- Não deixe água da chuva acumulada em lajes e calhas, conservando-as sempre limpas.

- Guarde as garrafas apenas com a boca para baixo e os pneus em local coberto.

- Mantenha caixas d’água, tonéis, cisternas e barris fechados. Lave o interior dos reservatórios com bucha e sabão regularmente.

Nos siga no Google Notícias