A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

27/05/2016 19:27

Sociedade de Cardiologia de MS faz orientação em shopping sobre risco do cigarro

João Humberto
umante possui dez vezes mais chances de adoecer de câncer de pulmão e cinco vezes mais chances de sofrer um infarto (Foto: Marcos Ermínio)umante possui dez vezes mais chances de adoecer de câncer de pulmão e cinco vezes mais chances de sofrer um infarto (Foto: Marcos Ermínio)

Na próxima terça-feira (31), das 14h às 20h, a SBC/MS (Sociedade de Cardiologia de Mato Grosso do Sul) promove o “Dia Mundial sem Tabaco”, no Shopping Norte Sul Plaza. Com o apoio de acadêmicos de medicina e enfermagem da Uniderp, a sociedade vai orientar a população quanto aos riscos causados pelo uso do cigarro.

Quem for até o shopping vai ser submetido à aferição de pressão, receber orientações para ajudar quem está tentando largar o hábito de fumar e aprender exercícios específicos para auxiliar no fim do vício. Para os fumantes e com doença pulmonar, haverá teste gratuito de aferição pulmonar.

De acordo com a SBC/MS, quem é fumante possui dez vezes mais chances de adoecer de câncer de pulmão e cinco vezes mais chances de sofrer um infarto. Mulheres que fumam e usam anticoncepcionais correm risco de enfartar ou sofrer um derrame aumentado em dez vezes.

Ainda conforme a sociedade, mulheres fumantes que engravidam podem ter 70% mais chances de ter um aborto espontâneo e 40% mais chances da dar à luz prematuramente. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tabagismo é a causa de aproximadamente 50 doenças, muitas delas incapacitantes e fatais, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia disponibiliza em seu site um teste para calcular quanto dinheiro um fumante já gastou durante sua vida. Se uma pessoa, por exemplo, começou a fumar aos 11 anos, aproximadamente 1 maço por dia, considerando que essa pessoa tenha hoje 21 anos, ela teve um gasto de R$ 27.375,00 por conta do vício.

Para realizar o teste, clique aqui



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions