ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Sociedade de Cardiologia de MS faz orientação em shopping sobre risco do cigarro

João Humberto | 27/05/2016 19:27
umante possui dez vezes mais chances de adoecer de câncer de pulmão e cinco vezes mais chances de sofrer um infarto (Foto: Marcos Ermínio)
umante possui dez vezes mais chances de adoecer de câncer de pulmão e cinco vezes mais chances de sofrer um infarto (Foto: Marcos Ermínio)

Na próxima terça-feira (31), das 14h às 20h, a SBC/MS (Sociedade de Cardiologia de Mato Grosso do Sul) promove o “Dia Mundial sem Tabaco”, no Shopping Norte Sul Plaza. Com o apoio de acadêmicos de medicina e enfermagem da Uniderp, a sociedade vai orientar a população quanto aos riscos causados pelo uso do cigarro.

Quem for até o shopping vai ser submetido à aferição de pressão, receber orientações para ajudar quem está tentando largar o hábito de fumar e aprender exercícios específicos para auxiliar no fim do vício. Para os fumantes e com doença pulmonar, haverá teste gratuito de aferição pulmonar.

De acordo com a SBC/MS, quem é fumante possui dez vezes mais chances de adoecer de câncer de pulmão e cinco vezes mais chances de sofrer um infarto. Mulheres que fumam e usam anticoncepcionais correm risco de enfartar ou sofrer um derrame aumentado em dez vezes.

Ainda conforme a sociedade, mulheres fumantes que engravidam podem ter 70% mais chances de ter um aborto espontâneo e 40% mais chances da dar à luz prematuramente. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tabagismo é a causa de aproximadamente 50 doenças, muitas delas incapacitantes e fatais, como câncer, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia disponibiliza em seu site um teste para calcular quanto dinheiro um fumante já gastou durante sua vida. Se uma pessoa, por exemplo, começou a fumar aos 11 anos, aproximadamente 1 maço por dia, considerando que essa pessoa tenha hoje 21 anos, ela teve um gasto de R$ 27.375,00 por conta do vício.

Para realizar o teste, clique aqui

Nos siga no Google Notícias