A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

19/03/2013 18:03

Tarifa de ônibus pode subir neste mês e superar R$ 3,00 na Capital

Aumento no preço do óleo diesel e inflação deve pressionar preços do vale transporte

Edivaldo Bitencourt e Helton Verão
Passageiros vão sentir o impacto do aumento dos combustíveis (Marcos Ermínio)Passageiros vão sentir o impacto do aumento dos combustíveis (Marcos Ermínio)

A tarifa do transporte coletivo urbano de Campo Grande, a 3ª mais cara do País, pode ter reajuste ainda neste mês. O aumento, que depende do prefeito Alcides Bernal (PP), pode passar dos atuais R$ 2,85 e atingir R$ 3.

Os usuários do transporte coletivo podem ser surpreendidos com o reajuste de, no mínimo, 6,15%, que é a inflação acumulada nos últimos 12 meses pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) em Campo Grande, calculado pela Uniderp Anhanguera.

Neste caso, pode chegar a R$ 3,02, mas a correção, calculada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), ainda considera o reajuste no preço do óleo diesel, de 14% neste ano, dos insumos e dos salários dos trabalhadores.

Apesar do contrato ter sido assinado em novembro do ano passado pelo Consórcio Guaicurus - formado pelas empresas Viação Cidade Morena, Jaguar, Campo Grande e São Francisco -, a data-base do reajuste continua sendo março.

No entanto, a entidade ainda não debateu o assunto com o prefeito Alcides Bernal (PP). Ontem, ele confirmou que está discutindo o reajuste na tarifa de ônibus da Capital. Cerca de 190 mil usuários utilizam o transporte coletivo diariamente na Capital.

 

Tereza diz que ônibus não têm qualidade (Marcos ErmínioTereza diz que ônibus não têm qualidade (Marcos Ermínio

Usuários – A possibilidade de novo reajuste na tarifa foi considerada absurdo pelos moradores de Campo Grande. A universitária Heloísa Helena Anzilago, de 18 anos, contou que vai penar com nova majoração na tarifa.

Aprovada na segunda chamada do Sisu para a Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), ficou sem o passe do estudante e vem vendendo o vale alimentação para ir à faculdade. “Já está doendo no bolso, antes de acontecer”, afirmou, sobre o provável reajuste.

Já a doméstica Terezinha Norberto, de 49 anos, considerou novo reajuste absurdo, porque o sistema de transporte público é péssimo. “Se pelo menos, correspondesse a realidade (sobre a qualidade e o preço”, resumiu.

A cozinheira Tereza Vieira dos Santos, de 48 anos, também criticou o sistema. “Se tivesse mais ônibus e a qualidade fosse melhor, eu ainda concordava com o valor. Mas a situação é terrível, principalmente, aos sábados, aos domingos e à noite”, resumiu.

Eventos de Natal, inauguração de igreja e obras interditam 9 ruas na Capital
A Agetran (Agência Municial de Transporte e Trânsito) informa que pelo menos 9 ruas terão o tráfego impedido neste domingo (17) em Campo Grande. O fe...
Bandidos armados com faca usam carro prata para assaltar vítimas
Dois homens armados com faca em um carro prata - com placas HTI-8594 - assaltaram ao menos duas vítimas, na madrugada deste domingo (17), no Bairro C...


Tão me zuando né?
 
Nataly Mesquita Cardoso em 22/03/2013 12:38:06
Aumentar o preço da tarifa de ônibus é correto!
Afinal os ônibus jamais atrasam, são confortáveis, equipados com ar para o verão e aquecedor para o inverno, são 100% integrados, circulam em ótimo estado de conservação, possuem funcionários bem preparados e que atendem adequadamente a população, é seguro e rápido...
Se ninguém notou estou falando do transporte público viário francês, custa menos de 2,5 euros, e levando em conta que o salário mínimo ultrapassa 2000 euros fica um pouco mais que 0,25%. Já o nosso impontual, lotado, desconfortável e ineficiente transporte público de massa eleitoral custa 0,42%, quase o dobro.
Agora a pergunta é de onde tiram que se faz necessário um aumento da passagem?
Na Europa o combustível, os funcionários, a manutenção e a fiscalização é mais onerosa!
 
Júlio César em 20/03/2013 09:14:47
Já digo o seguinte, se o prefeito não foi ameaçado de morte por esses malditos mafiosos do transporte e ainda tem 20 vereadores na câmara municipal jogando contra todos nós e nó moradores de Campo Grande nada fazemos contra esses parasitas vamos as ruas povo de Campo Grande, vamos cobrar do prefeito essas promessas, vamos fazer valer nosso voto e nosso direito de consumidor desse péssimo serviço, ou mais uma vez vamos comentar aqui, reclamar uns aos outros e sermos coniventes com toda essa malandragem, vamos mudar!
Não é o prefeito que é mentiroso, o povo que é omisso!
 
Junior Ferreira em 20/03/2013 08:51:53
Um absurdo pagar R$3,00 para passar stress e um calor dos infernos nesses ônibus ruins de CG... Curitiba tem o mesmo preço de combustível de CG e só subiu agora para R$2,85, com uma frota muito maior e de melhor qualidade do que Campo Grande. Tinha de ser R$2,85 para todos os ônibus e ainda com ar condicionado, pois dentro de um ônibus costuma ter temperaturas de até 40ºC!! Abre o olho Bernal!!!
 
Érico Correa em 20/03/2013 08:39:46
Com as facilidades para financiamento de motos não compensa para o cidadão andar mais de ônibus, por outro lado vem mais um problema. A população tem que sair nas ruas e reclamar, fazer passeatas e tudo mais, um absurdo, valor abusivo. Não era para facilitar a vida do cidadão e ter uma tarifa justa? Se liga gente, empresa de ônibus não tem mais cobradores, são isentas de muitos impostos, inclusive IPVA, por ser obrigatório portarem elevadores para deficiêntes físicos. Porque de tanto aumento com tantos benefícios para as empresas do transportes coletivo?
A população tá sendo enganada. Compraram ônibus novos mais a quantidade diminuiu, saiu uma empresa de ônibus do grupo. Fora que também, em comparação com grandes cidades, nosso percurso é bem menor, não justifica o abuso. Fiquem ligado
 
Edivaldo Alves em 20/03/2013 07:56:02
............................... E O BERNAL..............???!!??
 
Danilo Antonio em 20/03/2013 07:53:52
e mais uma vez ninguém vai fazer nada... Falar no Twitter,Facebook é fácil,mas ir nas ruas protestar ninguém vai... Brasil um país de todos...
 
jose renato dos santos pereira em 20/03/2013 07:49:24
Bem feito.3 anos e 9 meses passa rapidinho.
 
AILTON KIMIO em 20/03/2013 07:49:10
Eeeee sr prefeitinho mas uma promessa de campanha que vc não cumpiu ,muito fanfarrão esse paraguaio
 
paulo matos em 20/03/2013 07:34:52
Nao era O Beranal que ia reduzir a tarifa do onibus???? e o Bernal?
 
Robson Sabino em 20/03/2013 07:26:26
Esse mesmo grupo muda de nome, mas não muda as qualidades do serviço, não tem concorrência nenhuma aqui, é todo exclusivo e cobram super caro, o povo vai comprar é moto e carro básico pelado pra dirigir, é mais rápido e mais barato.
 
Antonio Carlos em 20/03/2013 07:17:54
E O BERNAL??? SERÁ QUE VAI ENGORDAR MAIS O SALARIO DELES /// ... kkkkkkk
 
ely monteiro em 20/03/2013 06:54:55
Não concordo com o aumento, mais dizer que "vai penar com nova majoração na tarifa".
Se aumentar pra R$ 3,00 a tarifa, seria R$ 0,15 a mais. Quem precisa usar 4 passagens por dia, os que almoçam em casa teria um valor de R$ 0,60 ao dia, considerando que trabalha até Sábado, seriam 26 dias no mês, total de R$ 15,60 a mais por mês e R$ 7,80 quem precisa apenas de 2 Ônibus diários.
---- “Já está doendo no bolso, antes de acontecer”, afirmou, sobre o provável reajuste. ----
Oras, R$ 15,00 a mais vai doer em bolso de alguém ??? E a Gasolina ??? Subiu R$ 0,20 por litro, quem usa carro pra ir trabalhar e precisa almoçar em casa considerando 10Km até o local, gastaria cerca de R$ 0,80 por dia a mais e cerca de R$ 20,80 no mês. Quem aqui se dispôs a fazer alguma coisa??? Ninguém! E o povo toma...
 
William de Mendonça Bezerra em 20/03/2013 01:15:48
É um absurdo esse aumento na tarifa, sempre aumentam os valores mas nunca fazem melhorias nos ônibus, nem aumentam as frotas. E agora para piorar está nas mão do Bernal este aumento, e como ele está sendo uma porcaria de prefeito até agora não irá me admirar ele aprovar essa babaquice de aumento.
 
Fabiana Cristina Amaral em 19/03/2013 23:35:38
afffffffffff, será que estou loucaaaa, pq na eleição passada OUVI que iriao abaixar a tarifa, e não aumentar.......tão achada o que temos caras de palhaços........e vem falar pra andar nessa porcaria de onibus...sempre lotado e caro.....
 
BEATRIZ SOUZA em 19/03/2013 23:30:11
ai bernal mais uma batata quente para vc segura essa kkkkkvc nao ganha nem para presidente de bairro mais em bernal sua ficha esta suja como pau e galinheiro......fora bernal....
 
JOSE PEDRO em 19/03/2013 23:09:48
Nossaa que lindo, aumenta o preço, mas a situação dos onibus continua uma porcaria!!!
Não aumentam a frota de onibus em horarios que se precisam de muitos, atrasa a vida de quem uitiliza. Se colocassem fogo nos onibus, como uma cidade do Brasil ja fez isso como protesto do valor absurdo, queria ver aumentar valor. Parabéns pro bernal que "congelou" a tarifa, quero ver se ele vai ser reeleito na proxima eleição!
 
cibele araújo em 19/03/2013 22:01:28
Isso é uma vergonha ! A gente não pode ficar parado e simplesmente aceitar isso !
 
Felipe Benites em 19/03/2013 21:25:25
Com a qualidade de transporte que temos ate que vale apena!!!
Bando de Safado.
 
Cleber Pires em 19/03/2013 21:22:52
eu acho que deceria custar 5 cinco reais , afinal os onibus são todos novos com ar -condicionado , andam sempre nos horarios e não andam lotados , transporte muito eficiente de primeiro mundo sem citar a otima estrutura dos terminais e pontos de parada. ####orgulhocampograndense
 
junior vieira em 19/03/2013 21:06:46
Gostaria de saber que INVESTIMENTO FOI FEITO POR ESTE CONSÓRCIO que justifica este aumento de preço?Os ônibus continuam lotados, retiram os"fresquinhos " e os expressos a partir do meio-dia. Domingo, quem precisa ir trabalhar ou fazer concurso tem que praticamente pegar o primeiro ônibus porque a espera no ponto passa de uma hora. Há alguns motoristas que dirigem como se carregassem boi.E pra finalizar, o ônibus no RJ custa R$ 2,85, mas tem AR CONDICIONADO e anda mais de 30km a este preço.AINDA ASSIM QUEREM AUMENTO?
 
Ana Carolina Lopez em 19/03/2013 21:01:37
Pediram está pedido! Tio Andre avisou voces não acreditou, então ficam caladinhos com mais um aumentinho kkkkk !!!!!
 
vanderley lopes em 19/03/2013 20:44:06
O pior de tudo isso é que entra ano sai ano...entra prefeito sai prefeito..e nada..absolutamente NADA muda.Os donos das concessionárias querem engordar a conta bancária e os usuários CALADOS suportam ônibus velhos, longas esperas em pontos de ônibus mal conservados, sem cobertura, e os mesmos cada vez mais lotados. E o que fazemos?? Reclamamos em casa, no trabalho, com os amigos e SÒ. Ta na hora de exigirmos que se faça algo, ficar de braços cruzados ja passou!! E mais, Campo Grande nem é a terceira maior cidade do Paìs para ter uma das mais caras tarifas...E o Bernal???
 
Moema Almeida em 19/03/2013 20:16:25
agora não tem jeito, vou começar andar de bicicleta, ou fazer algo, estou com uma vontade de b**** **** nesses ônibus, não vou ser preso mesmo!
 
Lucas França Mendes em 19/03/2013 19:39:07
Isso é um desrespeito com os cidadãos. Na eleição o atual prefeito garantiu que baixaria a tarifa pois era desnecessário aqueles 0,25 centavos e que já havia calculado e poderia reduzir dizendo em afirmação. Mesmo que ele não tivesse dito, isso era óbvio pois temos um transporte de má qualidade. Até parece que a empresa responsável faz um favor para os passageiros ao transportá-los em um ônibus que anda pela cidade com passageiros mais do que é permitido. E agora pergunto: Onde foi investido em qualidade para que pudesse aumentar a tarifa dos consumidores. Não foi só eu que não vi melhorias. Sou estudante e esse ano por exemplo, fiz o meu trajeto em pé nesses meses.Sentar??? Isso é regalia. Esse é apenas um dos problemas que um a pessoa enfrenta no dia a dia.
 
maria rodrigues de oliveira em 19/03/2013 19:26:52
Cadê os R$0,25, PT? kkkkkk... Política é uma piada mesmo... Mais absurdo que isso só a testa que não mexe do Vander.
 
Robson Pereira em 19/03/2013 19:24:10
O povo Campograndense esta sendo tratado como PALHAÇO
 
Anderson Silva em 19/03/2013 19:19:21
ué bernal e pt vcs não criticavam antes o preço da tarifa! aumento sendo que como o danilo bertone disse muito certo sobre os 0.25 da tarifa que dava pra tirar, na hora de falar é facil agora fazer é pra quem sabe! mais uma vez são as pessoas que pagam o preço!
 
samuel vosni em 19/03/2013 19:14:28
ABSURDO ISSO, LA EM RECIFE/PE O ONIBUS NORMAL...TEM AR CONDICIONADO E CUSTA SÓ R$ 2,80!!! E GASOLINA É ATE MAIS BARATA QUE AQUI...FORA BERNAL!!!
 
LARISSA MENEZES em 19/03/2013 19:12:29
mais um presente de grego prá população tão sofrida de campo grande, pagamos caro por um transporte coletivo de pésima qualidade e que anda sempre lotado e atrasado.
 
Onivaldo Benevides Alçamendia em 19/03/2013 19:08:35
Realmente é um absurdo este aumento da tarifa de ônibus. Se pelo menos o serviço fosse de qualidade até poderia concordar, mas com a situação que a população anda enfrentando no transporte publico chega ser desesperador receber uma noticia dessas. Realmente estou esperando que as pessoas sejam colocadas em primeiro lugar, mas está dificil de acreditar.
 
Ana Paula Santos Benites em 19/03/2013 19:01:24
Eu acho um absurdo esse aumento na tarifa de onibos, ja que teve uma licitaçao a pouco tempo com garantias de uma nova frota com onibos novos mais a populaçao nao sabe que essa licitacao foi de fachada, porque na verdade esse consorcio guaicurus sao as mesmas empresas que ja atuavam no transporte coletivo,e as linhas que eram da empresa serrana foram passadas para empresa Auto viacao floresta, que cujo dono era socio da empresa serrana esses aumentos na tarifa so ocorre aqui em campo grande porque nos trabalhadores nao reclamamos desses aumentos absurdos na tarifa vamos acordar gente.
 
andre santos freitas em 19/03/2013 18:51:23
Agora é a hora do prefeito exigir a redução na tarifa que tem uma gordura pra ser queimada. Ele vai determnar que a Agetran faça um estudo para reduzir essa cobrança a mais, essa foi uma promessa de campanha e todos vamos cobrar esse estudo. Além do pessímo serviço pretado pela concessionária, é ônibus velho e atrazado e temos que pagar por serviço de primeiro mundo, muda isso Bernal.
 
Mauro Nunes em 19/03/2013 18:40:39
Essa historia vai ser a mesma durante os proximos 20 anos, podem ter certeza, ônibus velhos, demora nos ponto de ônibus, e por ai vai, o ruim e saber que não tem outra alternativa de um transporte público na cidade, uma cidade que é tomada pela corupção escancarada, e quem paga isso somos nós campograndenses!
 
José Luis em 19/03/2013 18:32:59
Isso porque na eleição o PT disse que existia R$ 0,25 na tarifa que poderia ser retirado do preço da passagem. Realmente o PT e o Bernal são uns mentirosos, mais, fazer o quê na hora da eleição prometem mundos e fundos. E como sempre confiamos e os candidatos eleitos jogam nossa confiança no lixo. Bernal e PT nem para presidente de bairro.
 
Danilo Bortone em 19/03/2013 18:27:51
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions