ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Teste "ouro" poderá ser feito em 24 unidades básicas da Capital, veja quais

Governo estadual não vai mais realizar testes de covid-19 no drive-thru dos bombeiros nem na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho

Guilherme Correia | 19/02/2021 17:00
Coleta de exame RT-PCR sendo feita em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Coleta de exame RT-PCR sendo feita em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Cancelado pelo governo estadual sob justificativa de pouca demanda, os testes RT-PCR para detectar covid-19 no organismo de pacientes serão feitos a partir da próxima semana em estabelecimentos municipais de saúde de Campo Grande.

As 72 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) já realizam testes rápidos, recomendados a partir do oitavo dia de sintomas prováveis do novo coronavírus.

Ao contrário desse, cujo resultado sai em poucos minutos mas há uma chance muito grande de atestar "falso positivo" ou "falso negativo", o RT-PCR é considerado o tipo "ouro" na detecção do coronavírus - com chance que beira os 99% de ter certeza de que há ou não presença da virose no organismo.

Agora, outras 24 unidades realizarão exames antes feitos pelo drive-thru do Corpo de Bombeiros Militar, na Rua 26 de Agosto, e na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, na Rua Bahia, ambos no Centro da Capital.

A estimativa é de 250 coletas de fluídos corporais feitas em dias úteis da semana nessas estruturas por profissionais de saúde - média de 11 testes por unidade de saúde. Unidade no Bairro Parque do Sol estará aberta nos sábados e domingos, com previsão de 400 exames feitos por final de semana.

Agendamento Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), a população pode entrar em contato por meio do telefone 0800-647-0911 para realizar agendamentos, ou ir a uma das 72 unidades da cidade. Para realização de exames aos finais de semana só é possível o agendamento via telefone.

Estarão disponíveis, em dias de semana, testes nas USFs (Unidades de Saúde da Família) dos bairros Cristo Redentor, Universitário, Mata do Jacinto, Estrela Dalva, Jardim Noroeste, Zé Pereira, Jardim Azaleia, Los Angeles, Botafogo, Iracy Coelho, Clínica da Família Portal Caiobá, Vila Fernanda, Batistão e Tiradentes. Moreninha, Parque do Sol, Vila Nasser, Oliveira, Nova Bahia, São Francisco, Aero Itália, Albino Coimbra; além das UBSs 26 de agosto e Dona Neta.

A USF Parque do Sol estará aberta nos sábados, domingos e feriados.

Nos siga no Google Notícias