ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Três vírus da dengue circulam em Campo Grande, informa secretaria

Viviane Oliveira | 21/01/2014 09:48
Terreno baldio com pneu cheio de água, ao lado de um Ceinf na Rua Globo de Ouro. (Foto: Simão Nogueira)
Terreno baldio com pneu cheio de água, ao lado de um Ceinf na Rua Globo de Ouro. (Foto: Simão Nogueira)

De janeiro até domingo (19) foram notificados 254 casos de dengue em Campo Grande, são 13 casos da doença por dia. Os vírus que estão em circulação em Campo Grande são três: tipo 1, 2 e 4, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). O tipo 3, que pode causar epidemia no próximo verão, ainda não foi encontrado neste ano.

Apesar de a Saúde dizer que a situação está tranquila, em relação ao mesmo período do ano passado, em alguns bairros da cidade o índice de infestação varia entre 4,2% a 5,3%, valor muito acima do nível considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde, que é de 1%.

Em 2013 foram registrados 46.448 casos notificados e 12 mortes confirmadas causadas pela doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. O LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti) do mês de janeiro mostra que 2,1% dos imóveis possuem focos do transmissor da doença. A situação é grave nos bairros Chácara Cachoeira, Santa Fé, Autonomista, Cruzeiro, São Francisco, Guanandi, Taquarussu, Jacy.

Ações – Segundo a Prefeitura, cerca de 500 agentes de Controle de Edemias trabalham no combate e na prevenção do mosquito da dengue e 1600 agentes comunitários de saúde ajudam na prevenção.

Ainda conforme a Prefeitura, seis caminhões e duas máquinas fazem a limpeza dos locais com grande acúmulo de lixo, como por exemplo, em terrenos baldios, vias públicas e depósitos.

No entanto, o diretor de Controle de Vetores do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Alcides Ferreira, afirma que o lixo é reposto muito rápido, pois a própria população joga entulhos nos locais. Quem quiser denunciar casos que facilitam o avanço na doença na cidade pode ligar nos telefones 3313-5000 ou 3313-5001.

Nos siga no Google Notícias