ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Tribunal de Contas realiza palestra para debater “Governança”

Michel Faustino | 04/09/2014 22:14
Palestra levou informações sobre a nova mentalidade de atuação no serviço público. (Foto: Marcelo Calazans)
Palestra levou informações sobre a nova mentalidade de atuação no serviço público. (Foto: Marcelo Calazans)

Para promover o debate em torno dos novos rumos da administração pública, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul promoveu na tarde (4) uma palestra com o tema “Governança em Organizações Públicas”. O evento contou com a presença de auditores, prefeitos e vereadores do interior.

De acordo com ministrante da palesta, Dirk Schwenkow, a governança no futuro será dar conselhos e não fiscalizar. Dirk ressalta que “o mundo está mudando e da mesma forma deve-se mudar a governança pública, ela vai ter que se reinventar”. O objetivo dos Tribunais de Contas não será multar, mas sim dar apoio ao jurisdicionado.

Segundo o palestrante a função da governança passa a ser mais complexa, passa a servir o jurisdicionado e apoiá-lo. Ele destaca que a tendência é verificar o efeito do dinheiro gasto.

Como exemplo, Dirk usa a construção de uma escola e explica que é preciso buscar responder questionamentos tais como se a escola foi bem construída e se houve desvio do dinheiro, mas, além disso, se a escola de fato forma crianças com bons níveis e se realmente o município precisava de uma escola.

De acordo com uma pesquisa apresentada na palestra, uma governança forte leva ao aumento de renda, saúde e educação, mas uma fraca resulta em desperdício de recursos, fracos investimentos e crescimentos e em corrupção. Dirk Schwenkow conclui dizendo “eu espero chegar o dia em que, ao final do ano, o Tribunal de Contas diga orgulhosamente que não aplicou nenhuma multa”, disse.

Nos siga no Google Notícias