ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Troca de tubo interdita rua e moradores de condomínios terão de mudar rota

Trecho da Rua Veridiana ficará interditado pelos próximos seis dias

Adriano Fernandes | 14/10/2021 23:55

Máquinas operando no trecho da Rua Veridiana, que ficará interditado pelos próximos seis dias. (Foto: Sisep)
Máquinas operando no trecho da Rua Veridiana, que ficará interditado pelos próximos seis dias. (Foto: Sisep)

Trecho da Rua Veridiana, que dá acesso aos condomínios Castilla 1 e 2, dentre outras residências na Mata do Segredo estará interditado pelos próximos seis dias, para substituição de um tubo de aço que passa na via sobre o Córrego Segredo. Neste período os moradores da região terão como alternativa o acesso pela Rua Joanesburgo, aumentando o trajeto em 2 quilômetros.

De acordo com os engenheiros da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) a estrutura metálica está instalada há mais de 10 anos no local e está comprometido. Por isso, será trocado por galerias celulares, as chamadas aduelas, estruturas de concreto armado que pesam, cada uma , 2,5 toneladas.

Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, na última chuva, registrada domingo, a correnteza trouxe o tronco e os galhos de uma árvore que caiu das margens do Segredo. O material obstruiu em 70% a passagem de água, provocando o transbordamento do córrego. Parte do aterro foi levado e numa das cabeceiras o asfalto cedeu.

Equipes da Sisep fizeram uma avaliação do tubo e constataram que suas paredes estão corroídas, o que torna inviável seu reaproveitamento com segurança. “A travessia tem mais de 10 anos e a correnteza desce água servida de ligações clandestinas, ao longo dos anos enferrujou o tubo", explica o secretário.

Além da implantação de uma nova travessia, Rudi explica que é necessário a construção de barragens a montante (em direção as nascentes do Segredo), para reduzir a velocidade da correnteza e assim evitar o transbordamento do córrego neste trecho.

Além da ação emergencial na Rua Veridiana, travessia do Córrego Segredo, as equipes trabalharam ao longo da última quarta-feira (13), na limpeza de boca de lobo, patrolamento de trechos críticos de ruas não pavimentadas e remoção de 18 árvores derrubadas pela tempestade na região.

Nos siga no Google Notícias