ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

UEMS recebe campanha mundial pelo fim da violência contra mulheres

Nyelder Rodrigues | 28/11/2017 19:15

Começa nesta quarta-feira (29) na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Campo Grande as discussões da campanha mundial "16 Dias de Ativismo", que luta pelo fim da violência contra as mulheres. As ações mundiais começaram no sábado (25) e terminam no dia 10 de dezembro, mas vão até o dia 4 na UEMS.

A campanha é uma mobilização que ocorre em mais de 160 países, sendo realizada no Brasil desde 2003. Em Mato Grosso do Sul, o dia 25 de novembro foi instituído como o Dia Estadual de Mobilização pelo Fim da Violência Contra a Mulher e inseriu a campanha no calendário oficial do Estado.

O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de erradicar a violência contra a mulher e avaliar os avanços e retrocessos nas políticas públicas, as ações de enfrentamento à violência e a eficácia da Lei Maria da Penha. Nesta quarta-feira, das 19h às 21h, a palestra no auditório do campus será sobre o tema "Viva as mulheres sem violência!"

Os números da violência contra as mulheres impressionam, já que a cada dois minutos cinco mulheres são espancadas, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada, a cada duas horas uma mulher é morta por violência doméstica ou menosprezo por ser mulher.

No ano de 2016, tramitaram nos tribunais de Justiça do país mais de 1 milhão de processos referentes à violência doméstica, sendo 13.500 processos de feminicídios.

Nos siga no Google Notícias