ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Unidade de tratamento para internas usuárias de drogas fica pronta em abril

Nadyenka Castro | 08/02/2013 10:52
Casa de triagem em construção. (Foto: Divulgação)
Casa de triagem em construção. (Foto: Divulgação)

Fica pronta em dois meses a construção da casa de triagem para internas recém-chegadas na Fazenda da Esperança, em Campo Grande. A obra é um dos projetos contemplados pela CEPA (Central de Execução de Penas Alternativas), vinculada à 2ª Vara de Execução Penal para o ano de 2012.

A casa de triagem comportará 17 mulheres. Contará com cozinha, jardim de inverno, quatro apartamentos, além de um espaço voltado para o trabalho com a espiritualidade das internas. Elas chegam e permanecem ali por vontade própria e, quando saem, conforme uma delas pode relatar, “estão ressocializadas”.

A unidade oferece tratamento para mulheres dependentes químicas que ficam no local pelo período de 12 meses. O programa é baseado na convivência, trabalho e espiritualidade.

Toda a construção da casa de triagem, a maior obra custeada com os valores de penas pecuniárias, desde a alteração na forma de destinar os recursos arrecadados pela CEPA, ocorrida no final de 2009, foi feita com o repasse de R$ 348 mil, em três parcelas.

Além de proporcionar melhorias estruturais às entidades, o projeto também oportuniza trabalho a detentos que cumprem pena em regime semiaberto. Na casa de triagem existem três presos do Presídio da Gameleira trabalhando na construção.

Para o Poder Judiciário, a obra é exemplo do que se pode fazer com a gestão das penas pecuniárias, a partir de projetos encaminhados pelas entidades, tal como dispõe a Resolução do CNJ em âmbito nacional.

O juiz titular da 2ª VEP, Albino Coimbra Neto, vê na ação uma forma de contribuir positivamente com a sociedade. “Com a destinação desses recursos, transformamos pequenos crimes em grandes projetos sociais”, conclui.

Nos siga no Google Notícias