A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

29/05/2013 10:34

Universidade adota medidas de segurança após suspeita de H1N1

Luciana Brazil
Janaína era estudante de Arquitetura.Janaína era estudante de Arquitetura.

A sala de aula do curso de Arquitetura, na universidade Anhanguera Uniderp, onde estudava Janaina Sonsim, foi esterilizada, conforme a assessoria de comunicação da instituição. A jovem de 20 anos morreu no último sábado com suspeita de gripe H1N1.

Depois de passar por uma limpeza específica, a sala de aula continua a ser usada pelos alunos do 7° semestre, no período noturno. Ainda conforme a universidade, os estudantes que tiveram contato com a jovem foram orientados a procurar atendimento médico.

Janaína morreu no Proncor, onde foi atendida na noite de sábado, com fortes dores nas costas e dificuldade para respirar.

O infectologista do Hospital Universitário (HU) de Campo Grande, Rivaldo Cunha, ressaltou que familiares ou amigos de Janaína só devem procurar uma unidade de saúde, caso tenham alguma manifestação clínica. “Se a pessoa teve contato com a jovem uma semana antes do óbito e não está sentindo nada agora, não tem porquê procurar ajuda médica”.

Quando há contato com a pessoa infectada, o médico explica que se pode fazer a profilaxia, porém, até 48 horas depois do contato com a pessoa contaminada. “Depois desse período de 48 horas não tem motivo para se fazer a profilaxia, que é feita com o medicamento Oseltamivir, um antiviral”.

A sala de aula da universidade só deveria ser isolada se existissem suspeitas de outras doenças, conforme avaliou o médico, no caso do H1N1 isso é desnecessário, afirma.

“Não é preciso fechar a sala, a não ser que se tenha outra suspeita que não seja a influenza. O vírus da gripe é um microorganismo intracelular. Ele morre quando resseca e isso acontece em questão de horas. Ele não fica quatro, cinco dias em uma maçaneta, por exemplo”.

O médico explica que não há motivo para pânico, inclusive entre os familiares. “Só é preciso se preocupar se a pessoas estiver sentido alguma coisa. É importante ter calma e tranquilidade para superar a dor”.

Rivaldo ainda lembra que a influenza pode se manifestar em muitas pessoas, mas sem levar a óbito. “Isso depende do organismo”.

A SES (Secretaria Estadual de Saúde) está aguardando o resultado da análise da amostra de material colhido no atendimento inicial feito a jovem. O resultado do exame deve sair em 20 dias, no máximo. Segundo a secretaria, o exame não está sendo feito no Estado, já que não há cadastro da vítima no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

Com o exame laboratorial não será possível ter um resultado conclusivo, segundo a SES. Isso só seria possível com a necropsia, que não foi autorizada pela família de Janaína.

Segundo o Centro de Investigação Estratégica e Resposta Rápida em Vigilância da Saúde, o Proncor acionou a Sesau (Secretária Municipal de Saúde) logo após a morte da menina, e a Sesau orientou que o hospital realizasse a coleta do material para exame de necropsia, o que não foi autorizado pelos familiares.

Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


Se depender da competência dessa Universidade vamos ter uma epidemia na cidade.
 
evandro dotti em 29/05/2013 12:33:35
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions